Florianópolis recebe Virada da Saúde em abril

FIESC, por meio do SESI, e Instituto Saúde e Sustentabilidade promovem evento de 25 de abril a 1º de maio. Iniciativa oferecerá atividades gratuitas pela cidade

Florianópolis, 12.04.2016 – Florianópolis é destaque nacional em qualidade de vida. Ainda assim, mais da metade da população está acima do peso, segundo o relatório Sinais Vitais – elaborada pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM) e pelo Observatório Floripa Cidadã da ESAG/UDESC. A Virada da Saúde reúne durante uma semana, de 25 de abril a 1º de maio, diversas ações gratuitas, como caminhadas, atividades esportivas, palestras e atrações culturais, em diversos espaços de Florianópolis. Para a programação de abertura está confirmada a presença do médico Drauzio Varella.

Em Florianópolis, a Virada da Saúde conta com a parceria institucional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio do Serviço Social da Indústria (SESI/SC), e Secretaria Municipal da Saúde. "Assim como a qualificação, a promoção da saúde dos trabalhadores e de suas famílias é fundamental para a competitividade da indústria e para o desenvolvimento da comunidade em geral. Um Estado forte e promissor é composto por pessoas saudáveis e capacitadas, que desfrutam de bem-estar e de uma boa qualidade de vida. Por isso, a criação de espaços favoráveis ao desenvolvimento humano, com articulações públicas e privadas têm recebido cada vez mais a nossa atenção", afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

Organizado pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade, o evento é realizado há dois anos em São Paulo (SP). O cronograma do evento é dividido em quatro eixos: médico-assistencial (ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças), bem-estar (atividades físicas, de lazer, nutrição e qualidade de vida), educação (palestras, rodas de conversa, jogos e afins) e cultural (exposições, teatro, filmes, documentários, música e muito mais).

As ações estimulam cuidados com a saúde de forma diferenciada, inovadora e lúdica. O evento promove o encontro de pessoas engajadas em construir ambientes coletivos mais saudáveis e sustentáveis, em grandes centros urbanos do país. "A Virada desperta no cidadão o desejo de incentivar familiares e amigos a também integrarem esta rede protetora da saúde, além de motivá-lo a aumentar a atenção com o próprio bem-estar", explica Paola Liguori, coordenadora da Virada da Saúde.

A programação completa será divulgada nos próximos dias e pode ser conferida no link: http://viradadasaude.org.br/floripa .

Instituto Saúde e Sustentabilidade

Fundado em dezembro de 2008, o Instituto Saúde e Sustentabilidade é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com a missão de contribuir para a vivência saudável em grandes cidades. O trabalho da entidade é desenvolvido a partir de atividades de preservação e promoção da saúde humana e por meio da realização de projetos que envolvem órgãos do governo, organizações da sociedade civil, empresas, instituições de ensino, comunidades, entre outros. Para saber mais acesse: www.saudeesustentabilidade.org.br.