Florianópolis, 3.4.2023 - A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) divulgou o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023 e tem Florianópolis (2º) e Joinville (3º) no topo do ranking, liderado por São Paulo. Entre os 100 municípios brasileiros, Blumenau ocupa a 13ª posição. Os dados foram analisados pelo Observatório FIESC.
“O resultado do ICE mostra que Santa Catarina se destaca no país como um estado com vocação empresarial, em que as cidades refletem a competitividade e a produtividade econômica, oferecendo condições propícias para o empreendedorismo e fortalecendo o ambiente de negócios”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
O Índice analisa 48 indicadores, divididos entre sete determinantes: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura. O levantamento auxilia a gestão pública e organizações na avaliação das atividades, impactos do empreendedorismo e das medidas de incentivo na economia local.
A capital Florianópolis lidera os quesitos Inovação e Capital Humano, como cidade com mais condições para a criação de negócios com potencial de gerar inovações, além da oferta de talentos no mercado de trabalho. Joinville alcançou a 2ª posição em Ambiente Regulatório, onde se gasta menos tempo com questões burocráticas, atrás apenas de Goiânia.
O ICE aponta ainda que a capital Florianópolis se destaca em Acesso a Capital (8º) e em Ambiente Regulatório (4º); Joinville em Mercado (6º) e em Inovação (7º); e Blumenau, em Inovação (8º). Esses números revelam que as cidades catarinenses são referências em diversos aspectos e no empreendedorismo não seria diferente, o que impulsiona também o desenvolvimento regional.
Infraestrutura, mercado, inovação e capital humano fazem parte dos indicadores avaliados pelo Índice