Florianópolis, 25.02.2015 – Um panorama do andamento das obras de combate às cheias no Vale do Itajaí foi apresentado em reunião da Câmara de Transportes e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta quarta-feira (25). Segundo o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, as obras de ampliação da capacidade de duas barragens, em Taió e Ituporanga, estão em fase de conclusão e devem ser inauguradas em julho. As propostas de ampliação da capacidade de outras sete barragens serão debatidas em audiências públicas a serem realizadas no primeiro semestre.
O presidente da Câmara, Mario Cezar de Aguiar, defendeu uma solução definitiva para o problema. “A bacia do Rio Itajaí sofre historicamente com desastres naturais e precisa de ações para prevenir e mitigar estes eventos”, afirmou Aguiar.
No encontro também foi apresentado o estágio de andamento do Canal Hidroviário do Rio Itajaí-Açu. O projeto está sendo executado pela Associação de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e prevê a preparação do rio para transporte aquático entre Blumenau e Itajaí.
Segundo o engenheiro João Luiz Demantova, da Amfri, o desenvolvimento do projeto está em fase final, faltando agora iniciar a implementação do balizamento e sinalização do rio. Com um orçamento total de R$ 1 milhão para a hidrovia, Demantova alertou que talvez seja necessário um aditamento no contrato para garantir que o balizamento e a sinalização cubram toda a extensão entre Blumenau e Itajaí.
Panorama dos trabalhos foi apresentado pela Defesa Civil do Estado nesta quarta-feira