Florianópolis, 07.07.2015 – Escritórios brasileiros de design e empresas do Peru e da Colômbia participaram da Rodada de Negócios da Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa, promovida nestas segunda e terça (06 e 07) pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign). Os encontros foram realizados na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e criaram novas oportunidades de negócios e parcerias para os escritórios de design brasileiros.
Os integrantes são associados ao projeto setorial Brasil Design – parceria da Apex-Brasil com a Abedesign para promoção internacional do setor – e trabalham com design de produto, design gráfico e design de interiores. Eles tiveram reuniões de negócios previamente agendadas, com base no interesse de compra e venda dos escritórios brasileiros e das empresas estrangeiras.
Os compradores foram as empresas Blue Doors, Golty, Artesco e Tiendas Paris, com demandas bastante variadas. A colombiana Blue Doors é uma rede de hotéis, interessada em serviço de design de interior. Já a Golty, também da Colômbia, fabrica bolas e outros materiais esportivos e busca serviços de design de produtos. A peruana Artesco é fabricante de materiais escolares e de escritórios, interessada em design gráfico, e a Tiendas Paris (Peru) é uma rede de lojas de departamento, que busca fornecedores de design gráfico e de produtos.
Já os escritórios brasileiros participantes foram: Red Bandana, Casa Rex, Planobase Lubianca, O3 Design, Frila Design, Oz estratégia + design, Lumen Design, Komm Design, Di20 Design e 2p1.
Além de integrar as rodadas, os compradores fizeram uma agenda de visita à Bienal, que tem o tema “Design para Todos”. Centenas de produtos e projetos que têm o design nacional como destaque estão em exibição desde o dia 15 de maio e ficarão expostos até 12 de julho.
O evento é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela ApexBrasil e promovida pela FIESC, Centro Design Catarina e Governo de Santa Catarina.
Iniciativa reuniu 10 escritórios brasileiros com 4 compradores do Peru e da Colômbia