FIESC sedia o 2º Workshop de Inteligência da Rede de Observatórios do Sistema Indústria

Durante dois dias, a capital catarinense será palco de discussões para fortalecer a atuação dos Observatórios no país

Florianópolis, 29.04.24 - Representantes das Federações da Indústria de todo Brasil estarão na sede da FIESC, em Florianópolis, para participar do 2º Workshop de Inteligência da Rede de Observatórios do Sistema Indústria (ROSI) nos dias 29 e 30 de abril. Com o tema “P&D, gestão de portfólio e de projetos”, o encontro visa discutir estratégias e compartilhar experiências na produção de dados estratégicos para a indústria, além de fortalecer conexões entre os participantes.

Estarão presentes integrantes do Observatório Nacional da Indústria, do Observatório Sistema Fiep (Paraná), do Observatório FIESC (Santa Catarina) e do Observatório da Indústria FIEC (Ceará), além de membros das Federações da Indústria dos Estados de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Maranhão, Sergipe, Bahia, Pará, Acre, Tocantins, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amapá e Rio Grande do Sul.

Para a gerente executiva do Instituto Euvaldo Lodi - IEL/SC, Eliza Coral, a segunda edição do workshop é uma oportunidade para fortalecer as atividades dos Observatórios que atendem tanto à Federação, ao SESI, ao SENAI e ao IEL, quanto às empresas e aos governos. “São dois dias de encontro para que possamos compartilhar experiências enriquecedoras e cases de sucesso, a partir da diversidade de níveis de maturidade entre os Observatórios, ampliando nossa atuação para impulsionarmos atividades essenciais em nossos sistemas", afirmou.

Na tarde do dia 29, a abertura do Workshop acontece às 14h na Academia FIESC de Negócios e, em seguida, os participantes farão imersão em dados no laboratório de inteligência do Observatório FIESC, o D.Lab. No dia 30, mesas redondas com representantes dos Observatórios do Paraná, Ceará e Alagoas, sobre gestão de projetos, portfólio e P&D fazem parte da programação, além de dinâmicas e presença do diretor de Inovação e Competitividade na FIESC, José Eduardo Azevedo Fiates.

“O momento serve para discutirmos a importância dos Observatórios nos Sistemas Indústria. Aqui em Santa Catarina, o Observatório FIESC tem cada vez mais se fortalecido como uma ferramenta estratégica para auxiliar as empresas na tomada de decisões assertivas, com análises, projetos, produtos e serviços que atendem o mercado competitivo em todos os seus níveis”,  ressaltou o gerente do Observatório FIESC, Alexandre Moraes Ramos.

Saiba mais sobre a ROSI

A Rede de Observatórios do Sistema Indústria conecta o trabalho de inteligência prospectiva e coletiva sobre a indústria brasileira realizado por observatórios em todo o país. Atualmente, 23 observatórios compõem a rede, em suas diversas etapas de implementação e maturidade.

A 1ª edição do workshop foi realizada no Ceará ano passado e contou com a presença de 18 Federações. Este ano, o encontro é realizado pelo Observatório FIESC, IEL/SC, FIESC, Observatório da Indústria da FIEC e o Observatório do Sistema FIEP.