FIESC reúne lideranças sindicais para debater ações de apoio ao associativismo

Evento promovido pela FIESC reuniu nesta quinta-feira (19) presidentes de sindicatos de indústria de todo o Estado

Florianópolis, 19.05.2016 – Presidentes de sindicatos de indústria de todo o Estado participaram nesta quinta-feira (19) de encontro promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) para debater ações de apoio ao associativismo. O encontro reuniu também profissionais da área de mercado da FIESC, que intensificarão as iniciativas de estímulo ao associativismo.

“Vamos repetir esse encontro para ouvir mais os sindicatos e conhecer cada vez melhor suas dificuldades. Essa é uma grande oportunidade para fortalecê-los. A crise pode ajudar a aproximar as empresas dos sindicatos e reconhecer o valor deles, que precisam estar estruturados para atendê-las”, ressaltou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.

O diretor de desenvolvimento institucional e industrial, Carlos Henrique Ramos Fonseca destacou algumas das ações promovidas pela FIESC em favor do desenvolvimento do associativismo. “Vamos lançar nesta sexta-feira, dia 20, o programa de excelência sindical baseado nos principais do modelo de excelência da gestão da FNQ, voltado especialmente para as pequenas e micro empresas. Estamos iniciando também missões intersetoriais para replicar as melhores práticas”, informou. “Queremos elevar a participação das empresas nas discussões em nossas câmaras. Temos que estar cada vez mais próximos das empresas. Ampliar o canal de relacionamento com as empresas, os sindicatos e com os setores da indústria catarinense”, acrescentou Fonseca.

O apoio da área de mercado para o desenvolvimento associativo foi enfatizado pelo diretor de marketing e relacionamento com o mercado, Carlos Roberto de Farias. “Queremos aproximar a rede de mercado com a rede sindical para melhorar o relacionamento com a indústria. Temos números interessantes, mas precisamos evoluir. As visitas dos nossos agentes de mercado devem estimular o associativismo e fortalecer a base sindical”, disse. Os participantes do encontro também conheceram as algumas das ofertas das entidades da FIESC (SESI, SENAI e IEL) para o desenvolvimento do associativismo. Na sequência, foram ouvidos quanto às principais dificuldades dos seus respectivos sindicatos.