FIESC reforça defesa do aeroporto de Florianópolis para carga aérea

Para a entidade, operação privada do terminal é fato novo que aumenta o potencial para embarque de mercadorias de alto valor agregado por Santa Catarina

Florianópolis, 29.8.2018 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) vai retomar os esforços para estimular o uso do aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis, para importação e exportação de mercadorias de alto valor agregado, hoje concentradas em terminais de outros estados. A estratégia foi definida na manhã desta quarta-feira (29) em reunião do presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, com executivos da Federação e da Floripa Airport, que opera o terminal. Produtos da indústria de tecnologia e carnes resfriadas são algumas das cargas hoje movimentadas em São Paulo e com alto potencial para saírem ou chegarem diretamente por Santa Catarina.

“Vamos estimular o uso dessa infraestrutura pela indústria catarinense nas operações de importação e exportação. Isso vai fortalecer o aeroporto e a nossa competitividade, com maior agilidade na movimentação de cargas, além de ter reflexos positivos sobre a arrecadação de impostos de Santa Catarina. Vamos mostrar essas vantagens para a indústria”, resumiu Aguiar. “A presença privada na operação do aeroporto muda todo o contexto”, completou Cesar Olsen, diretor da FIESC que acompanhou a reunião.

Entre próximos passos na estratégia para ampliar a movimentação de cargas no terminal estão questões como homologação da pista junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a negociação de linhas com as companhias aéreas e a divulgação para os potenciais usuários das vantagens econômicas e fiscais de movimentar as cargas usando o aeroporto de Florianópolis.