FIESC reconhece os 50 anos da Metalúrgica Fey que se prepara para a retomada

Glauco José Côrte entregou uma placa ao industrial Aldolfo Fey, um dos fundadores, e participou de encontro com a diretoria da empresa, nesta quarta-feira (11), data em que é celebrado o aniversário de fundação

Indaial, 11.5.2016 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, homenageou a Metalúrgica Fey pelos 50 anos de fundação. Durante encontro, na sede da empresa em Indaial, ele entregou uma placa e conversou com os fundadores, os irmãos Adolfo e Bertoldo Fey, e a diretoria da empresa. Fornecedora do setor automotivo e da indústria em geral, a empresa fatura R$ 150 milhões e emprega 450 trabalhadores.

“Temos uma grande admiração pela indústria e pela forma como ela é conduzida. Manifestamos nossa alegria de estar aqui no dia em que a Fey celebra seus 50 anos”, afirmou Côrte.

Adolfo disse que sentiu-se honrado com a visita e o reconhecimento e enalteceu a parceria com o irmão, que permitiu a empresa familiar alcançar cinco décadas de história. “Nos 50 anos trabalhando juntos não tivemos nenhuma discussão ou palavras ásperas um com o outro e um sabe o que o outro faz”, declarou. Segundo ele, as vendas se reduziram nesse período de crise, mas a empresa está se preparando para a retomada da economia.

Durante o encontro, diretores da Fey destacaram o trabalho das entidades da FIESC (SESI, SENAI e IEL), e afirmaram que a atuação do SESI mudou a visão da empresa sobre saúde e segurança do trabalho, hoje considerada investimento, não gasto. Eles também disseram que a indústria tem buscado ampliar as exportações para países da América do Sul, especialmente para a Argentina, que reduziu algumas barreiras com o novo governo – as vendas ao mercado externo representam 8% do faturamento da Fey. Também apresentaram as ações que vêm sendo feitas pensando no futuro da companhia e destacaram a participação no Global Fastener Alliance (GFA, na sigla em inglês), aliança global que reúne empresas referência no setor, que juntas faturam US$ 3 bilhões. O grupo compartilha conhecimento e tecnologia que aprimoram os processos e os produtos, além de fazer frente à concorrência. Eles também apresentaram a joint venture Ejot-Fey, que busca inserir no mercado novas linhas de produtos com tecnologia alemã e produção nacional.

Ainda em Indaial, o presidente da FIESC visitou a obra da Unidade de Operações Sociais do SESI, que atenderá trabalhadores da indústria local e da região.

Dâmi Cristina Radin
Assessoria de Imprensa da FIESC