Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

FIESC recebe homenagem do Porto de Itajaí

Entidade foi reconhecida pelos esforços e colaboração na realização das obras da nova bacia de evolução e readequação do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí

Florianópolis, 17.6.2020 – O Porto de Itajaí homenageou a Federação das Indústrias (FIESC) pelos esforços e colaboração na realização das obras da nova bacia de evolução e readequação do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira, dia 17 de junho, data em que foi realizada com sucesso a manobra com o maior navio porta contêineres a navegar na costa brasileira. O “gigante dos mares” APL Paris desatracou no Complexo Portuário de Itajaí, e partiu rumo ao Porto de Singapura. Essa é a primeira escala no Brasil desse navio, que é o maior navio porta contêineres a navegar na costa brasileira até o momento. Clique aqui e conheça todas as entidades homenageadas

A embarcação possui 347,4 metros de comprimento e 45,2 metros de largura (maior que a Torre Eiffel, com 300 metros de altura e seu comprimento representa o mesmo comprimento de 3,5 campos de futebol). O meganavio tem bandeira de Singapura e pertence ao armador CMA/CGA, vinda do Porto de Caucedo (São Domingo/Republica Dominicana). A embarcação chegou ao Complexo nessa terça-feira (16) onde atracou às 14h02, no berço 03 da Portonave.

A manobra de saída, que teve início às 11h, foi conduzida pelos práticos Márcio Fonseca Santiago e Pedro Cipriano e concluída às 12h40. Cipriano é um dos profissionais de praticagem mais antigos de Itajaí, com mais de 40 anos dedicados a esta profissão, também foi o responsável por sugerir a área da Baía Afonso Wippel como localização para a nova Bacia de Evolução.

“É claro e evidente o quanto os municípios de Navegantes e Itajaí cresceram em função da atividade portuária. E o apoio e parceria da municipalidade dos dois municípios, das entidades e de toda a sociedade nos permitiu chegar até aqui e operar o maior navio porta (full) contêiner que frequenta a costa brasileira. É um marco para nós, por que muitas dificuldades tiveram que ser superadas e mesmo com tantas adversidades a região de Itajaí e Navegantes tem demonstrado que quando essa comunidade se une e busca aquilo que ninguém acredita, porque o sonho aqui se torna realidade”, concluiu o superintendente do Porto Itajaí, Marcelo Werner Salles.


Com informações do Porto de Itajaí

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.