Florianópolis, 04.04.25 - O presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, recebeu nesta quinta-feira, 3, o cônsul da Alemanha Marc Oliver Bogdahn. Durante o encontro, o novo cenário geopolítico, a reorganização das cadeias produtivas e o reordenamento das alianças comerciais foram os temas de destaque.
Para o cônsul, apesar das incertezas, pode trazer um novo impulso às relações comerciais da Alemanha e da União Europeia com o Mercosul. “Temos laços históricos e culturais muito fortes com o Mercosul, especialmente com o Brasil, graças à imigração alemã. Essa relação tem potencial para expandir ainda mais nas parcerias comerciais”, explicou.
O presidente da Federação reforçou a oportunidade de aceleração das negociações entre a UE e o bloco sulamericano, e destacou a diversidade industrial catarinense e os diferenciais da economia do estado. “Somos uma economia robusta e competitiva, com um relacionamento estreito com a Alemanha. Enxergamos muito potencial para incrementar ainda mais nossas relações comerciais”, afirmou Aguiar.
Em 2024, a Santa Catarina exportou US$ 208 milhões para a Alemanha, especialmente de produtos de maior intensidade tecnológica - como motores e equipamentos elétricos. As importações no período somaram US$ 1,52 bilhão.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer ficar por dentro das principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.