FIESC realiza missão à Itália

Participam da ação industriais dos segmentos moveleiro, metalúrgico e plástico. Delegação visitará empresas e centros de pesquisa e de ensino na Emília-Romagna, região industrial, localizada no norte do país

Florianópolis, 3.6.2022 – A Federação das Indústrias (FIESC) realiza missão empresarial à Itália, de 6 a 12 de junho, com a participação de industriais dos setores moveleiro, metalúrgico e plástico. O grupo será liderado pelo presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e integrado pelo vice-presidente regional, Waldemar Antônio Schmitz; pelo diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira; pelo diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Azevedo Fiates; pelo sócio da Alcaplas, Alceu Lorenzon, além do diretor-executivo da Electro Aço Altona, Eduardo Vetter, e pelo diretor industrial da empresa, Danilo Antônio Correia.

“A internacionalização da indústria catarinense é um dos pilares da gestão da FIESC porque induz o desenvolvimento da indústria. Nossa agenda é na região de Emília-Romagna, um polo industrial, no norte da Itália, que tem grande similaridade com Santa Catarina no quesito diversidade produtiva. Além disso, é um hub de tecnologia e inovação, que está entre as referências da Europa”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
A Emília-Romagna abriga 424 mil empresas, principalmente de pequeno e médio portes. O grupo vai realizar visitas técnicas a empresas e instituições como a Confindustria, entidade congênere à FIESC, com a qual será assinado um acordo de cooperação.

A programação prevê, ainda, reuniões e visitas a instituições e centros de educação, tecnologia e inovação, automação industrial e Indústria 4.0. Entre eles, destacam-se: a Universidade de Bologna, 4.0 Industry Center: BI-REX, a escola técnica A. Ferrari Maranello, a ART-ER Attractiveness Research Territory (entidade que atua com inovação e internacionalização de empresas), o MAKEINBO (instituição que atua em digitalização industrial), a Rubiera Special Steel (empresa referência em metalurgia), a ILPO (fabricante de componentes para o setor moveleiro), a Confederação Nacional do Artesanato (CNA), associação que reúne pequenas e médias empresas, a Habitech, instituição que atua com energia verde, além de participação na MECSPE, exposição multissetorial de manufatura aditiva.