FIESC realiza mais de 148 mil matrículas em serviços educacionais

Este e outros dados estão no Relatório de Gestão 2022 das entidades que integram a Federação das Indústrias; publicação destaca os principais resultados do ano e demonstra a relevância dos serviços prestados à indústria

Florianópolis, 30.1.2023 – Mais de 148 mil matrículas em serviços educacionais foram registradas em 2022 por SESI e SENAI, entidades que integram a Federação das Indústrias (FIESC), representando um incremento de 24% nas matrículas. Os dados estão disponíveis no Relatório de Gestão 2022 que a FIESC divulgou nesta segunda-feira, dia 30.

:: Acesse a íntegra do documento.

“A FIESC e suas entidades trabalharam ativamente pela competitividade do setor em 2022, pois resolvendo demandas em áreas como infraestrutura, internacionalização, tributação, educação e inovação, por exemplo, o desempenho da indústria pode impulsionar um novo ciclo virtuoso de desenvolvimento”, destaca o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar. Ele lembra que, num ano marcado pela guerra Rússia-Ucrânia, eleições no Brasil e Copa do Mundo, a indústria foi preponderante para o desempenho da economia catarinense em 2022.

Na área de tecnologia e inovação, a indústria mobilizou R$ 253,9 milhões para investir em pesquisa, inovação e desenvolvimento com o apoio da rede de institutos do SENAI. No ano de 2022, tiveram destaque a ampliação da carteira de inovação, o fortalecimento de projetos aeroespaciais, a ampliação dos habitats de inovação, parcerias internacionais e consultorias de produtividade para micro e pequenas empresas.

O SESI intensificou o atendimento à indústria em questões relacionadas à saúde e à segurança do trabalhador (SST). Além disso, apoiou indústrias de todos os portes na elaboração de programas voltados à saúde mental dos colaboradores, assunto que extrapolou as discussões médicas e avançou nas agendas de economia. A rede farmaSesi concedeu mais de R$ 13,4 milhões em descontos em medicamentos aos trabalhadores da indústria.

Já na área de responsabilidade corporativa, a FIESC se conectou à nova forma de fazer negócios, promovendo debates relevantes sobre a incorporação das dimensões ambiental, social e de governança, o chamado ESG. No campo social, a entidade fortaleceu sua rede de voluntários e amplificou oportunidades no setor produtivo por meio de parcerias com prefeituras para uso da plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação. A renovação do termo de cooperação para a execução do programa Novos Caminhos também marcou o nono ano de atendimento a crianças e jovens que vivem em casas de acolhimento do estado.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC