FIESC prospecta parceria com agência espacial canadense

Agência espacial, indústria e universidade atuam juntas no Canadá para potencializar projetos que impulsionam o setor produtivo

Florianópolis, 6.09.24 - Uma potencial parceria com a Agência Espacial Canadense (CSA, na sigla em inglês) foi um dos objetivos da missão empresarial que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realiza no Canadá. Com foco no setor aeroespacial e de defesa, o grupo apresentou o Instituto SENAI de Inovação e Tecnologia como um provedor de soluções para a indústria.

Liderada pelo presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, a missão conta com a participação de executivos da entidade e é acompanhada pelo embaixador do Brasil no Canadá, Carlos França. “A agência estabelece muitas parcerias com diversas universidades, tanto do Canadá quanto do exterior. Eles estão conectados com a NASA, nos Estados Unidos, França e países europeus. Isso fortalece e impulsiona os projetos no setor aeroespacial”, avalia Aguiar.

É nesta linha que o Instituto SENAI vem atuando, lembra o diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira. “Os projetos desenvolvidos pela agência canadense mostram que as nossas iniciativas, especialmente os nanossatélites desenvolvidos pelo SENAI, estão em completo alinhamento com as tendências de aplicação em mudanças climáticas, energias renováveis, bioeconomia e agricultura”, elenca. A agência já tem relação com a Agência Espacial Brasileira e informou interesse em identificar mais possibilidades de cooperação.

Na visita à agência espacial, também ficou claro o quanto a agência canadense se relaciona com a indústria, universidades e também com centros de inovação e startups, investindo em novas soluções de tecnologia. “Isso é um desejo que, a partir dos projetos de nanossatélites, o SENAI vem desenvolvendo com diversos parceiros, entre eles, a nossa Agência Espacial Brasileira, o Ministério da Defesa e outros ministérios. Então faz muito sentido para o Brasil chamar a indústria para essa agenda”, diz Aguiar.

Relação comercial fortalecida

Já na Câmara de Comércio do Canadá, Aguiar apresentou Santa Catarina como um estado de oportunidades. “Somos uma indústria global, exportadora de inovação e tecnologia, e podemos ampliar nossa relação comercial com o Canadá”, destacou o presidente da FIESC.
O embaixador Carlos França foi enfático ao afirmar que Santa Catarina é um estado diferenciado e oferece diversas oportunidades ao Canadá.

Próxima parada: Boston

Na segunda fase da missão, a comitiva da FIESC reúne-se com 27 executivos de 22 empresas de SC em Boston, nos Estados Unidos, para um programa de imersão de executivos. Organizada pelo Programa de Ligação com a Indústria (ILP, na sigla em inglês) do MIT, a imersão vai tratar de três temas estratégicos: inteligência artificial, descarbonização e transformação digital.

Customizado para o grupo, o programa visa engajar as lideranças empresariais catarinenses para estimular a adoção de iniciativas dentro desses contextos nas próprias indústrias e disseminando essa cultura para suas regiões e o ecossistema industrial catarinense. “O objetivo da FIESC é que esses executivos se tornem lideranças âncoras em suas regiões de atuação nos temas mais aderentes às suas indústrias e contribuam não só para o debate sobre IA, descarbonização e transição digital, mas para a efetiva adoção de tecnologias para a neoindustrialização”, afirma Aguiar.

A capacitação conta ainda com visitas técnicas a empresas e a entidades ligadas ao ecossistema de inovação da região de Boston, como o GreenTown Lab, a maior incubadora de tecnologias limpas dos Estados Unidos, além de tours e visitas guiadas ao MIT e à universidade Harvard.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.