FIESC propõe qualificação profissional para fortalecer vocação de comércio exterior na tríplice fronteira

Em visita a Dionísio Cerqueira, presidente da Federação apresentou pauta de cursos do SENAI para o desenvolvimento de comércio exterior; durante a semana, Mario Aguiar e diretores da entidade visitam indústrias e se reúnem com lideranças da região

Dionísio Cerqueira, 03.10.2022 – O novo porto seco em Dionísio Cerqueira, município catarinense localizado na fronteira com a Argentina e divisa com o Paraná, cria oportunidades para o desenvolvimento industrial da região, chamada de Tríplice Fronteira. A afirmação foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, ao apresentar à Associação Empresarial da Fronteira (Ascoagrin), na manhã desta segunda (3), uma pauta de cursos de qualificação profissional de SENAI focados como contribuição da FIESC para consolidar a vocação regional para o comércio exterior.

“Temos certeza de que a fronteira pode receber investimentos industriais que vão trazer um desenvolvimento ainda maior da região”, afirmou Aguiar, destacando a disponibilidade da FIESC em contribuir. “O SENAI está à disposição para qualificar a mão de obra para atender as indústrias que queiram se instalar na região”, acrescentou, citando formações nas áreas de gestão, PCP, logística e tecnologia da informação. A capacitação profissional é considerada estratégica para fortalecer o comércio exterior, já que o novo porto seco, que será um dos principais pontos de conexão do Brasil com a Argentina e os demais países do Mercosul, deve gerar cerca de 10 mil empregos.

O presidente da FIESC lembrou que 34% dos empregos formais de Santa Catarina estão na indústria e eles impactam positivamente em outros setores, como comércio, transporte e armazenamento.

Na mesma linha, o vice-presidente regional da FIESC para o Extremo-Oeste, Astor Kist, destaca o potencial de desenvolvimento da região a partir do porto seco. “Temos anúncios de grandes investimentos de empresas privadas, que vão gerar oportunidades para a região”, afirmou. “A FIESC quer gerar um ambiente favorável à instalação de mais indústrias”, acrescentou.

O novo porto seco de Dionísio Cerqueira contará com uma área de 122 mil m², o dobro da estrutura atual, contemplando 600 vagas para caminhões. O valor do investimento é de R$ 40 milhões na primeira fase, para o tempo de concessão de 15 anos e, até o final do período previsto, de 25 anos, os investimentos serão de até R$ 50 milhões. O início das operações deve ocorrer em maio de 2023.

Além de apresentar a pauta de cursos do SENAI para a formação para o comércio exterior, o presidente da FIESC apresentou à administração municipal os cursos do programa Qualifica Tech.

As agendas em Dionísio Cerqueira foram os primeiros compromissos do presidente e de diretores da FIESC na região. Durante a semana, a comitiva visitará indústrias e manterá encontros com lideranças em Descanso, São Miguel do Oeste, São João do Oeste, Mondaí, Maravilha, Pinhalzinho, Xaxim, Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Vargeão e Chapecó.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR