Florianópolis, 8.12.2023 - A Federação das Indústrias (FIESC) apresentou o potencial do estado durante o 3° Fórum de Negócios do Mercosul e das Américas, realizado nesta sexta-feira, dia 8, em Florianópolis. A presidente da Câmara de Comércio Exterior da entidade, Maria Teresa Bustamante, destacou a vocação do estado para o comércio exterior, que no ano passado totalizou uma corrente de comércio de US$ 41 bilhões. “Somos uma Federação voltada à internacionalização, que é um dos eixos estratégicos da FIESC”, afirmou.
“A indústria catarinense é a segunda mais competitiva do Brasil. Isso mostra a riqueza e a diversificação que temos aqui”, disse, destacando que o estado tem o sexto maior Produto Interno Bruto do país (R$ 455,6 bilhões) e a terceira menor taxa de desemprego (3,6%).
No encontro, Maria Teresa também apresentou a plataforma Intercomp que incentiva a internacionalização da indústria catarinense. Por meio da ferramenta, que é focada principalmente nas pequenas e médias, a indústria tem acesso a estudos de inteligência comercial que permitem avaliar mercado, produtos, monitorar a concorrência e o preços praticados, por exemplo. Além disso, também está disponível a avaliação de maturidade (para medir o grau de internacionalização da empresa) e a emissão de certificados de origem.
O Fórum foi promovido pelo Centro de Negócios do Mercosul.
A presidente da Câmara de Comércio Exterior da entidade, Maria Teresa Bustamante, destacou a vocação catarinense para o comércio exterior e mostrou como a plataforma Intercomp auxilia pequenas e médias a se internacionalizar-se