Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

FIESC leva experiência na negociação do piso regional a evento do Ministério do Trabalho

Em painel sobre avanço nas relações de trabalho, entidade explica a construção do relacionamento entre sindicatos patronais e dos trabalhadores em 14 anos de acordos; negociadores do piso regional recebem homenagem

Florianópolis, 13.11.24 - O caso de sucesso de 14 anos de acordos coletivos fechados entre o setor produtivo e trabalhadores catarinenses na negociação do piso mínimo regional foi o destaque no encontro regional da Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva organizado pela Superintendência Regional do Trabalho em Santa Catarina.

O evento, promovido nacionalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e realizado na Assembleia Legislativa, teve como objetivo fomentar a cultura da negociação coletiva, reunindo representantes de trabalhadores, de empregadores e especialistas do setor.

Experiência patronal nas negociações do piso regional foi destaque na apresentação da de Maria Antônia Amboni, da FIESC. (Foto: FIESC)

A gerente executiva de relações de trabalho da FIESC, Maria Antônia Amboni, participou do painel “Atualidade nas negociações e avanço nas relações de trabalho”, em que apresentou a experiência da entidade nas negociações do piso mínimo regional. Ela explicou que o modelo catarinense, que se perpetua desde a criação do piso, em 2010, é referência em negociações sindicais no Brasil, e o estado é o único do país a concluir 14 anos de consenso com acordos. “A negociação fortalece o papel das entidades, o diálogo e respeito mútuos e a harmonia nas relações de trabalho”, destacou.

A participação de Maria Antônia trouxe ainda os principais avanços na legislação trabalhista. De acordo com ela, ao consolidar o entendimento de que o negociado deve prevalecer sobre o legislado, a reforma de 2017 garantiu mais segurança jurídica para as convenções coletivas e deu mais dinamismo às partes para negociar e ajustar propostas conforme as necessidades do momento. “A reforma garantiu a autonomia da vontade coletiva, de forma a permitir que as partes ofereçam respostas na mesma velocidade em que ocorrem as mudanças na economia e no mercado de trabalho”, salientou.

Diretor Institucional e Jurídico da FIESC, Carlos José Kurtz, é homenageado por seu papel como negociador do piso regional. (Foto: FIESC)

Homenagem
Durante o evento, o diretor institucional e jurídico da FIESC, Carlos José Kurtz, negociador do piso representando as federações patronais, e Ivo Castanheira, diretor sindical do Dieese/SC e da FECESC, líder da negociação representando os trabalhadores, foram homenageados pela Superintendência Regional do Trabalho em Santa Catarina pelos esforços em prol da negociação do piso regional.
 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine. https://fiesc.com.br/news

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn