FIESC lança programa Novos Caminhos em Joaçaba

Assinatura ocorreu nesta segunda (22) durante visita do presidente da entidade à região

Joaçaba, 22.02.2016 – O Programa Novos Caminhos chega a Joaçaba para beneficiar jovens que vivem em casas de acolhimento do Estado. A iniciativa oferece capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho aos participantes. O termo de adesão foi assinado nesta segunda-feira (22) pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) e pela Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), entidades que criaram o projeto em 2012. Além dessas instituições, a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC) também passa a integrar o programa a partir deste ano.

Clique aqui para acompanhar a cobertura fotográfica da agenda da FIESC no Meio Oeste SC nesta segunda-feira.

“Já temos mais de 60 adolescentes que participaram das capacitações oferecidas pelas nossas entidades e que já foram empregados pela indústria de Santa Catarina”, destacou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. Um total de 426 jovens e adolescentes que estão ou estiveram sob a tutela do Estado em todas as regiões de Santa Catarina já passaram, desde 2013, por cursos de preparação para o mundo do trabalho, de qualificação profissional e de educação de jovens e adultos, oferecidos pelo Programa Novos Caminhos.

AlimentaçãoPela manhã, a FIESC participou do almoço de entrega do Serviço de Alimentação do SESI na BRF, em Campos Novos. A empresa passa a ter o fornecimento diário de 1,5 mil refeições e 900 lanches para seus colaboradores. O atendimento cobrirá todos os turnos de atividade. Para atender a demanda, o SESI colocou à disposição uma equipe de 29 colaboradores.

Esta é a 17º unidade da BRF que o SESI de Santa Catarina atende no país, totalizando 46 mil refeições diárias para esta indústria e abrangendo 46% da força de trabalho da empresa. “Das quase 90 mil refeições diárias fornecidas pelo SESI, 40% se destinam para a BRF, provavelmente um dos nossos maiores parceiros na área de alimentação”, afirmou o presidente da FIESC.

No ano de 2015, o SESI realizou na planta da empresa em Campos Novos quase três mil atendimentos de audiometria, 756 de odontologia, 450 em eventos e outros 96 em esporte, 580 trabalhadores participaram de cursos de educação continuada e outros 78 profissionais foram capacitados no Programa de Formação de Líderes. Além disso, o SENAI realizou na empresa, em todo o Brasil, 3,5 mil matrículas em cursos de educação profissional e 7,5 mil horas em serviços de inovação e tecnologia.

SESI em JoaçabaCom previsão de entrega para agosto e investimento de cerca de R$ 8 milhões, o SESI ampliará sua unidade em Joaçaba. A expectativa é aumentar o atendimento para 10 mil trabalhadores de 13 municípios da região. Segundo o presidente da FIESC, a unidade, que terá 3,2 mil metros quadrados e oferecerá serviços em saúde e educação, será considerada referência nacional. “É uma retribuição à indústria e ao trabalhador de Santa Catarina”, disse Côrte.

AeroportoDurante à tarde, Côrte participou de reunião de lideranças políticas e empresariais de Joaçaba. No encontro foi apresentado o projeto do Aeroporto Santa Terezinha. A presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), Tania Durigon, diretores da entidade, o prefeito Rafael Laske e o vice-prefeito Marcos Weiss pediram o apoio da FIESC ao pleito regional para a conclusão das obras de ampliação e modernização do aeroporto, único do Estado que está sendo implantado dentro do programa Aviação Regional, da Secretaria Nacional de Aviação Civil. Orçado em R$ 67,3 milhões, ele passará a contar com uma pista de 1,32 mil metros de extensão e 30 metros de largura e potencial de atendimento de uma população de 700 mil pessoas que vivem num raio de 120 quilômetros de Joaçaba.

Ao manifestar o apoio da entidade ao pleito, Côrte reafirmou a necessidade de trabalhar pela eliminação dos entraves na infraestrutura. “Uma das deficiências que temos em Santa Catarina é a questão da mobilidade. Os aeroportos regionais são muito importantes para o desenvolvimento econômico. Enquanto não tivermos o aeroporto de Joaçaba em condições de receber aviões de grande porte, o deslocamento é via Chapecó ou via terrestre, e este fato inibe novos investimentos na região”, enfatizou o presidente da FIESC.

Nos encontros com empresários, Côrte destacou o espírito empreendedor do industrial catarinense. “Temos uma indústria diversificada que nos dá certa vantagem em relação aos Estados vizinhos. Reconhecemos que estamos vivendo uma recessão forte, mas não devemos recuar. A crise se agrava quando achamos que não podemos superá-la, e nós temos condições de superar a crise”, salientou.

Concórdia: Nesta terça-feira, dia 23, às 10h, Côrte fará o lançamento do programa Novos Caminhos em Concórdia, cidade em que, às 14 horas, ocorre a entrega a Sala SESI Matemática, na unidade do SESI. O programa estimula o uso de novas tecnologias em conjunto com aquelas utilizadas em uma sala de aula tradicional. O professor tem à sua disposição tanto um quadro branco, para explicações e registros, como também uma lousa digital com internet e suporte para interatividade.

Serviço:
23/02 - Concórdia:
10h- Lançamento do Projeto Novos Caminhos.
14h- Entrega da Sala SESI Matemática - SESI - Centro Concórdia.
15h30 - Visita a indústria.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080
imprensa@fiesc.com.br

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp