FIESC lança Programa Fundo Social em São Bento do Sul

Iniciativa incentiva o aporte de incentivos fiscais em projetos catarinenses

Florianópolis, 04.10.2022 - A Federação das Indústrias (FIESC) lançou nesta segunda-feira (3), em São Bento do Sul, o programa Fundo Social. A iniciativa visa impulsionar o uso de incentivos fiscais por empresas e pessoas físicas para beneficiar entidades e projetos sociais catarinenses.

Segundo levantamento da instituição, em Santa Catarina mais de 2 mil indústrias podem fazer o uso de incentivos fiscais, com um potencial de mais de R$ 200 milhões de recursos que poderiam ficar no Estado. A capacidade das pessoas físicas alcança R$ 270 milhões no Estado, mas a conversão em doações por meio do imposto de renda oscila entre 30 e 35%.

“Podemos deixar os recursos em nosso próprio município, contribuindo com projetos e entidades que realizam trabalhos sociais e, ainda, movimentando a economia local”, disse o vice-presidente da FIESC para o Planalto Norte, Arnaldo Huebl. A instituição quer articular esse movimento, oferecendo informações e capacitação técnica para a captação de recursos pela sociedade civil.

A plataforma do Fundo Social está aberta para receber o cadastro de projetos e entidades e servir de consulta para pessoas físicas e jurídicas que desejam usar os incentivos fiscais. Já há 120 projetos sociais cadastrados, dos quais cinco são do Planalto Norte. “Queremos ser um facilitador e um estimulador das ações sociais em Santa Catarina, beneficiando o desenvolvimento social e econômico das comunidades”, destacou Sandro Volpato Faria, gerente de Responsabilidade Social da FIESC.

Segundo as leis de incentivo fiscal, pessoas físicas podem doar até 8% e jurídicas que apuram lucro real até 9% do imposto de renda. Podem receber doações os programas Fundo de Infância e Adolescência, Fundo do Idoso, Pronas, Pronon, Lei de Incentivo ao Esporte e Lei de Incentivo à Cultura. Na região, mais informações sobre o Fundo Social podem ser obtidas pelo telefone (47) 3631-1719.

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC