FIESC lança Prêmio de Jornalismo 2015

Lançamento foi realizado na manhã desta sexta-feira (24), com a presença de representantes de entidades e empresas de comunicação. Premiação soma R$ 70 mil

Clique aqui e veja a cobertura fotográfica completa

Florianópolis, 24.07.2015
– A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lançou o Prêmio FIESC de Jornalismo 2015, nesta sexta-feira (24), durante reunião de diretoria da entidade, em Florianópolis. Participaram representantes de entidades e empresas de comunicação do Estado. No ano em que a FIESC comemora 65 anos de fundação, o valor da premiação soma R$ 70 mil. As inscrições já estão abertas.

Agradecendo aos representantes da imprensa presentes ao lançamento, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, disse que para a entidade é sempre importante renovar o prêmio, que reconhece a imprensa de Santa Catarina. Ele lembrou que, reiteradamente, a entidade tem sido contrária a qualquer iniciativa de cerceamento à liberdade de imprensa. “Reiteramos aqui novamente e publicamente essa posição. Somos frontalmente contra qualquer tentativa de cercear a liberdade de imprensa. Invocamos, inclusive, o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que estabelece a liberdade de expressão e a opinião como um direito de todos os cidadãos. Côrte destacou que a parceria com a imprensa não retira a autonomia dela, que tem o direito e o dever de analisar criticamente o desempenho da indústria e as ações da FIESC e suas entidades.

O presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Ademir Arnon, destacou que a entidade apoia o prêmio desde a criação e agradeceu as entidades que passaram a apoiar a iniciativa. “Pedimos que divulguem aos seus veículos de comunicação. Este é o maior prêmio da imprensa de Santa Catarina. Não só os profissionais são beneficiados, mas, fundamentalmente, os veículos que participam são beneficiados. Ter no portfólio dos veículos o Prêmio FIESC de Jornalismo é extremamente significante”, disse.

Realizado pela FIESC e pela ACI, o prêmio tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Diários do Interior (ADI/SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC), Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (Sindejor/SC) e Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (Sert/SC).

Podem concorrer reportagens ou séries publicadas ou veiculadas no período de 16 de setembro de 2014 a 15 de setembro de 2015, em veículos impressos, internet, televisão e rádio, além de trabalhos acadêmicos. O Prêmio é o reconhecimento da indústria a profissionais que registram a contribuição do setor produtivo ao desenvolvimento de Santa Catarina.

As reportagens devem focar a economia industrial catarinense ou temas relacionados, como educação e qualidade de vida do trabalhador; competitividade, tecnologia e inovação; ambiente institucional e responsabilidade socioambiental.

O prêmio é composto pelas categorias Texto, Vídeo, Áudio e Destaque Acadêmico. O primeiro lugar em cada categoria receberá R$ 18 mil, o segundo colocado R$ 3 mil e o terceiro R$ 1 mil (para Texto, Vídeo e Áudio). O Destaque Acadêmico será reconhecido com um ultrabook no valor aproximado R$ 4 mil. Esta categoria reconhece reportagens produzidas por alunos de graduação em jornalismo de cursos reconhecidos pelo MEC, transmitidas em emissoras universitárias de TV ou rádio, publicadas em revistas, jornais ou sites ligados à universidade, apresentadas como Trabalho de Conclusão de Curso ou produzidas para disciplinas do curso.

As inscrições devem ser feitas no site www.fiesc.com.br/premio. Neste ano, o envio do material será feito via internet, por meio de upload no site do Prêmio. Informações adicionais pelo telefone 48 3231-4673.

Homenagem: Arnon, da ACI, entregou ao presidente da FIESC uma réplica em miniatura do prelo onde foi impressa a edição inaugural do Jornal O Catharinense, o primeiro jornal publicado em Santa Catarina, no dia 28 de julho de 1831, na então cidade de Desterro. O editor, Jerônimo Coelho, fundava, assim, a imprensa catarinense. A prensa original está exposta no Museu Anita Garibaldi, em Laguna. Trata-se de uma homenagem à FIESC e ao industrial catarinense.

Dâmi Cristina Radin
damicr@fiesc.com.br