FIESC lança mapa do setor automotivo em Santa Catarina

Levantamento inédito será apresentado nesta terça-feira, juntamente com a rota de crescimento para o setor

Florianópolis, 24.02.2015 – Uma radiografia do setor automotivo catarinense será apresentada nesta terça-feira (03) em Joinville. O material foi elaborado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e contém informações econômicas e de produção deste que é considerado um dos setores promissores do Estado. Na ocasião também será apresentada a rota setorial de crescimento para as indústrias emergentes, que aponta tendências promissoras e obstáculos a serem superados pelos segmentos até 2022. Ambas as publicações foram desenvolvidas no âmbito do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022).

O evento integra uma série de lançamentos de rotas pelo Estado. Em 2014 foram apresentadas as conclusões para os setores de economia do mar, tecnologia da informação e comunicação, cerâmica, têxtil e confecção, metalmecânica e metalurgia, produtos químicos e plástico e construção civil. A agenda de lançamentos de 2015 começa nesta segunda-feira (02), com os estudos sobre as indústrias de energia e saúde. Nos próximos meses serão lançadas as rotas de móveis e madeira, agroalimentar, celulose e papel, meio ambiente, bens de capital e turismo.

Histórico - Lançado em 2012, o PDIC teve como primeira etapa a realização de estudos que apontaram os setores produtivos mais promissores de Santa Catarina. Foram identificados, com base em pesquisas, 16 segmentos "portadores de futuro" em todas as regiões do Estado. Na sequência, em associação com universidades e instituições de pesquisas, foram realizados estudos e painéis relativos a todos os setores, com atividades em Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages e São Bento do Sul. E agora, com o lançamento das rotas estratégicas que comporão o Masterplan, está em curso a terceira etapa do PDIC 2022. O programa conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A apresentação das rotas estratégicas do PDIC tem o apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Associação Diários do Interior Santa Catarina (ADI SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori SC) e do Sindicato as Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (Sindejor-SC).

A elaboração do mapa da indústria automotiva em Santa Catarina foi executada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC).

Serviço:
Lançamento do mapa do setor automotivo e da rota de crescimento para as indústrias emergentes
Terça-feira, 03, a partir das 8h
SENAI em Joinville – Rua Waldemar Dohler, 957, Zona Industrial Norte