FIESC lamenta morte do industrial Walgenor Teixeira, de Rio do Sul

Empresário do setor gráfico faleceu nesta quarta-feira (1°) aos 91 anos; foi diretor da Federação das Indústrias (FIESC) por 35 anos e recebeu em 2011 a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, a mais alta condecoração da indústria catarinense

Florianópolis, 1°.03.2023 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lamenta a morte do industrial Walgenor Teixeira, de 91 anos, ocorrida na manhã desta quarta-feira (1°). O empresário do setor gráfico de Rio do Sul esteve à frente da Jawi Indústria Gráfica por 34 anos e é considerado uma das principais lideranças industriais do Alto Vale do Itajaí.

“Além de seu papel como empresário, ajudando o desenvolvimento econômico e social do Alto Vale, Teixeira deixa um exemplo de envolvimento nas questões associativas e comunitárias”, diz o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

O vice-presidente da FIESC para o Alto Vale, André Armin Odebrecht, destacou a importância de Teixeira no desenvolvimento industrial. “Foi um nome muito importante para a presença e crescimento das atividades de SESI e SENAI na região”, afirmou. “Walgenor Teixeira se mostrou uma liderança muito importante e nos deixa um belo legado industrial, de incentivo ao associativismo e de participação na sociedade”, acrescenta Odebrecht.

Na Federação, Teixeira integrou a diretoria de 1983 a 2018, ininterruptamente. Ocupou os cargos de diretor-tesoureiro e foi conselheiro fiscal. Em 2011, foi homenageado com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, a mais alta condecoração da indústria catarinense.

Foi vereador de Rio do Sul no período 1966 a 1970, e fundou os Sindicatos das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Rio do Sul, das Indústrias da Construção, das indústrias do Mobiliário, e das Indústrias Gráficas.
Em 2021, Walgenor Teixeira completou 50 anos como membro do Rotary Club de Rio do Sul, sendo o sócio mais antigo na ativa e tendo atuado voluntariamente em diversas ações voltadas à comunidade.

Walgenor Teixeira era viúvo, deixa seis filhos, nove netos e cinco bisnetos. O velório ocorre na Casa Mortuária de Rio do Sul e às 16h30min iniciam-se as cerimônias fúnebres, no Cemitério Municipal da cidade.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC