FIESC investe R$ 64 milhões em Rio do Sul para ampliar serviços de educação e saúde

SENAI terá nova estrutura que será construída ao lado do SESI, no bairro Canta Galo; SESI também terá reformas para ampliar a jornada da educação básica

Florianópolis, 23.02.2024 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) investirá R$ 64 milhões em Rio do Sul para ampliar a oferta dos serviços de educação e saúde. Focado na oferta de educação profissional, o SENAI terá uma nova estrutura no bairro Canta Galo, ao lado do SESI, que ampliará a jornada da educação básica, com o ensino médio. As entidades passam a ocupar um espaço com 9 mil metros quadrados de área construída.

A nova unidade terá salas de aula, auditório, cantina, biblioteca e laboratórios nas áreas de usinagem, manutenção, informática, solda, metalografia, automação pneumática, eletrônica, indústria 4.0, eletrônica predial, eletrônica industrial, costura, risco e corte, moda e modelagem. Já a ampliação da Escola SESI inclui laboratório STEAM, salas de aulas e laboratórios de informática.

“Temos avançado nos investimentos em todas as regiões como parte da nossa estratégia para ampliar a competitividade da indústria por meio da qualificação do capital humano. Até 2030, vamos aportar mais de R$ 1 bilhão de reais em iniciativas educacionais do SESI e do SENAI, oportunizando o acesso novos modelos de formação e novas tecnologias”, destaca o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

O projeto inclui ainda reformas e ampliações no SESI. Mais de 3 mil indústrias, onde atuam 44 mil trabalhadores, são atendidas pelas entidades da FIESC no Alto Vale do Itajaí. “Essa obra será uma conquista para o futuro da educação industrial em nossa região. A indústria é um dos setores que mais gera emprego no Alto Vale, com um ticket médio de remuneração muito bom. Podemos melhorar ainda mais, ampliando a oferta de educação básica e formação profissional”, ressalta o vice-presidente regional da FIESC,  André Odebrecht.

Além dos cursos profissionalizantes do SENAI, a nova unidade concentrará estudantes da Escola SESI, dos anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio. “Será um ambiente inovador que irá garantir o futuro de quem está desde o início na Escola SESI com a possibilidade de continuar sua formação no SENAI, em cursos que atendam o que a indústria precisa”, acrescenta Odebrecht.

A nova estrutura estará mais próxima do eixo industrial que engloba Rio do Sul, Presidente Getúlio, Ibirama e Lontras, assim como da BR-470, rodoviária, hotéis, restaurantes e centro de eventos.

As obras devem ser entregues em 2025.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC