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FIESC integra missão brasileira a maior feira internacional do setor de alimentos

A convite da CNI, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, participa da SIAL Paris, na França, de 14 a 19 de outubro. O Instituto SENAI de Alimentos também faz parte do grupo que vai conhecer as tendências, tecnologias e inovações desse setor

Florianópolis, 11.10.2022 - A Federação das Indústrias (FIESC) integra a Missão Empresarial à SIAL Paris, na França, de 14 a 19 de outubro. A delegação vai participar da maior feira internacional do setor de alimentos. A iniciativa é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Sebrae. “Santa Catarina tem um pujante setor de alimentos que, no acumulado do ano até setembro, exportou para 165 destinos e respondeu por 33,6% do total das vendas externas catarinenses. Então, é fundamental acompanhar as inovações desse mercado”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, que participa da missão a convite da CNI.

Além de Aguiar, também vão participar da feira profissionais do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, de Chapecó, que atende empresas de 12 países e tem entre seus clientes multinacionais como a BRF, JBS, Gelnex e Kemin, além da Aurora Coop. “A SIAL reúne os players mundiais da indústria de alimentos, mostra as tendências de mercado e a expectativa dos consumidores. Por isso, participar da SIAL é importante tendo em vista a nossa atuação internacional”, salienta.

O guia Sial Insights mostra que o mercado de alimentos no mundo está mudando. Há um aumento da preocupação dos consumidores com a saúde - 67% mudaram seu comportamento nos últimos dois anos para uma alimentação mais saudável. Diante desse cenário, uma das tendências fortes é o aumento da oferta de produtos mais naturais e receitas e processos ainda mais simples. Além disso, as marcas precisam transmitir segurança alimentar e os benefícios dos produtos, o que ajudará a aumentar a confiança do consumidor.

A sustentabilidade é outro fator de preocupação dos consumidores - 63% enxergam sua dieta como um reflexo de como veem o mundo em que querem viver, destaca a publicação. As pessoas estão se interessando em saber de onde vem sua comida e como ela foi processada e transportada. A origem e o impacto no meio ambiente como um todo é cada vez mais valorizado pelo consumidor final.

Outra tendência é a relação dos alimentos com a transformação digital. As ferramentas digitais estão dando maior poder ao consumidor, mudando a relação dele com o produto e ajudando-o a fazer escolhas mais conscientes.

Além da participação na feira, a programação da missão também conta com palestra sobre mercado europeu de alimentos e bebidas: oportunidades para o Brasil, encontros de negócios e networking, visitas técnicas a empresas e instituições em Paris.

 

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