FIESC integra missão brasileira à Argentina

Presidente da instituição participará de encontro com o presidente Mauricio Macri. Missão é liderada pela CNI e contará com representantes de 25 empresas

Florianópolis, 6.9.2016 – O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, participa de missão brasileira à Argentina, liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A missão será de 7 a 9 de setembro, em Buenos Aires, e contará com a participação de representantes de 25 empresas brasileiras, que participarão de encontro com o presidente Mauricio Macri.

A missão tem o objetivo de retomar o diálogo empresarial bilateral e ampliar o conhecimento sobre o ambiente econômico e oportunidades de investimentos e parcerias. A comitiva terá extensa agenda com ministros e secretários de governo, além de visitas a instituições locais, como o Conselho Argentino para as Relações Internacionais e a Agência de Promoção de Investimentos e Comércio Internacional, além de reunião com o embaixador do Brasil na Argentina, Everton Vieira Vargas. Estão previstos encontros com representantes da Secretaria de Relações Econômicas Internacionais da Chancelaria Argentina, Ministério da Produção, Ministério do Interior, Obras Públicas e Habitação, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério de Transporte.

A Argentina sempre foi um importante parceiro comercial de Santa Catarina. Nos últimos anos houve redução das exportações à Argetina em parte influenciada por medidas protetivas adotadas pelo governo anterior. Contudo, o País foi em 2015 o terceiro principal destino dos produtos catarinenses, com 6% de participação no total embarcado pelo Estado. Ficou atrás apenas dos Estados Unidos e China.

No ano passado, as exportações catarinenses à Argentina totalizaram US$ 458,8 milhões, valor 27% menor que o registrado em 2014. Os principais produtos embarcados foram papel e cartão kraft, produtos laminados de ferro, bombas e compressores de ar, motores e geradores elétricos. As importações do Estado vindas da Argentina somaram US$ 920 milhões, valor 30% menor que as compras do ano anterior.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080