O presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, e o 1° vice-presidente da Federação, Gilberto Seleme, participam do evento nos Emirados Árabes, de 13 a 19 de novembro. A iniciativa é da CNI e contará com mais de 300 líderes empresariais do país

Florianópolis, 11.11.2021 - O presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, e o 1° vice-presidente da entidade, Gilberto Seleme, participam da Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 13 a 19 de novembro. Eles integram comitiva brasileira que reunirá 320 líderes empresariais. A iniciativa é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). Representando a CNI, Aguiar apresentará o potencial de negócios entre Brasil e os Emirados Árabes. Nesse período, o vice-presidente da FIESC para o Alto Vale do Itajaí, André Armin Odebrecht, assume interinamente a presidência da entidade.

“A participação na Expo Dubai marca a retomada das missões em busca de novos negócios no exterior. O Brasil é o principal parceiro comercial dos Emirados Árabes na América Latina e os Emirados são um importante hub para as empresas brasileiras acessarem mercados no Oriente Médio, África e sul da Ásia. É um país relevante para a nossa agenda comercial”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. 

A Expo Dubai estava programada para ocorrer em 2020, mas foi adiada devido à pandemia. O evento, que se iniciou em 1º de outubro de 2021 e vai até o dia 31 de março de 2022, abriga mais de 200 pavilhões de 192 países, e, nesta edição, traz os eixos temáticos: Mobilidade, Sustentabilidade e Oportunidade. O pavilhão do Brasil está localizado no Distrito da Sustentabilidade e mostra a diversidade de fauna e da flora, a multiplicidade étnica, criativa e cultural do povo brasileiro. 

A exposição também promove novos negócios, diversificação de mercados e a atração de investimentos. A delegação brasileira cumprirá uma agenda técnica para conhecer as formas de atuação nos Emirados Árabes, seja exportando, importando, fazendo investimentos ou buscando parceiros para projetos. Além disso, os empresários terão a oportunidade de participar de encontros com companhias árabes e realizar visitas técnicas a centros de referência.

Os Emirados Árabes Unidos são formados por sete emirados distintos, sendo eles: Dubai, Abu Dhabi, Ajman, Sharjah, Fujairah, Umm Al-Qaiwain e Ras Al-Khaimah. Abu Dhabi é a capital do país e importante polo financeiro. Já Dubai é referência em turismo, com as conhecidas obras de infraestrutura e tecnologia.

Comércio: Em 2019, Santa Catarina exportou US$ 236,6 milhões aos Emirados Árabes. Os principais produtos embarcados foram carne de aves e carne suína, madeira, tabaco, motores e geradores elétricos, acessórios para tubos e cerâmica de revestimento. No período, Santa Catarina importou US$ 6,4 milhões dos Emirados. Entre os produtos comprados estiveram alumínio e fios de alumínio, vidro, monofilamentos sintéticos e polímeros de etileno. 
 

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina