FIESC incentiva doação a projetos de SC do imposto de renda devido

Campanha Imposto de Renda do Bem visa estimular que o contribuinte indique no ato da declaração do imposto quais iniciativas devem ser beneficiadas com recursos; projetos podem ser conhecidos na plataforma do Fundo Social

Florianópolis, 15.03.2023 - A Receita Federal começa a receber nesta quarta (15) a declaração do imposto de renda pessoa física (IRPF) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) dá início à campanha ‘Imposto de Renda do Bem’. A iniciativa integra agenda do programa Fundo Social, que visa impulsionar o uso dos incentivos fiscais em prol do desenvolvimento social e econômico do estado. Projetos aptos a receber recursos por meio das leis de incentivo fiscal podem ser conhecidos na plataforma do Fundo Social.

Em Santa Catarina, o potencial de arrecadação do IRPF é de R$ 270 milhões, de acordo com dados da Receita Federal. “É importante que o empresário saiba que pode destinar parte do imposto de renda devido a projetos sociais, garantindo que o recurso fique em Santa Catarina. Além disso, podemos habilitar projetos para receber esses recursos e temos uma equipe à disposição para auxiliar a indústria nesse sentido”, frisa o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. O estado é o quinto que mais arrecada impostos federais, segundo dados da Receita.

Um dos exemplos de recursos aportados por meio do direcionamento do imposto de renda é a aquisição de equipamentos no Hospital Nossa Senhora da Conceição. A ação arrecadou R$ 3,4 milhões e viabilizou a compra de um tomógrafo 80 canais, três aparelhos de ultrassom, um aparelho de RX digital, além de equipamentos de apoio. A FIESC é facilitadora da ação, por meio do Programa Fundo Social.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC