Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

FIESC fortalece parceria com Prefeitura de Chapecó

Programa Oportuniza Chapecó oferece nove cursos por meio do SENAI

Discutir as possibilidades para que o Projeto Oportuniza Chapecó esteja mais presente na vida da população usuária da assistência social do município, qualificando cada vez mais pessoas. Esses foram os objetivos de encontro entre a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e da Prefeitura de Chapecó, na última semana. Na ocasião também foi reforçada a parceria da FIESC com o poder público, por meio do SENAI, que disponibiliza cursos para o Oportuniza Chapecó.

Neste ano, serão atendidas nove turmas de qualificação profissional pelo SENAI, sendo os seguintes cursos: costura básica, assistente administrativo, eletricista industrial básico, eletricista residencial básico, soldagem MIG/MAG, mecânica básica de automóveis, técnicas de vendas e qualidade no atendimento do cliente.

“Na reunião, fizemos o planejamento e refletimos sobre como fortalecer a parceria do SENAI com a Prefeitura para a qualificação das pessoas que estão em busca de trabalho ou querem atuar em outra área. Também abordamos sobre o ciclo atual do programa, cujos cursos já iniciaram”, comentou o gerente executivo do SENAI, SESI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti.

O Oportuniza Chapecó visa qualificar a população chapecoense através da educação profissional. “Tendo em vista as oportunidades de trabalho no município e a carência de mão de obra qualificada, a Prefeitura vem construindo meios de possibilitar o acesso aos cursos de qualificação e, posteriormente, o encaminhamento desses profissionais para as empresas e indústrias”, frisou a secretária de Assistência Social de Chapecó, Elisiani Sanches.

Além da qualificação profissional da população, a Secretaria possibilita o acesso à formação profissional para as famílias cadastradas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), que é um importante passo para que haja a geração de renda e ascensão profissional dos usuários desses serviços. “Queremos transformar a vida das pessoas. O Oportuniza Chapecó tem como objetivo qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, gerando renda e autonomia para as famílias”, destacou Elisiani.

Para o coordenador do Oportuniza Chapecó, Sérgio Riboli, o acesso à qualificação profissional é um objetivo claro para a equipe que conduz o programa, sendo essa uma demanda da sociedade e que possibilita muitas pessoas se inserirem no mercado de trabalho.

Carminatti reforçou o papel do SENAI na formação de profissionais qualificados e preparados para atender as demandas das indústrias e na preparação das pessoas para que tenham êxito em suas formações. “O SENAI atende as demandas de formação da indústria, tem como propósito fortalecer, representar e desenvolver a indústria e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas através da formação profissional. Hoje vivemos em nossa região o pleno emprego, mas mesmo assim tem pessoas que não conseguem trabalho. Em constantes conversas com os industriais, temos a informação que faltam pessoas qualificadas para assumirem as vagas disponíveis, inclusive com salários bem atrativos. Por isso, essa parceria com a Prefeitura de Chapecó é muito importante”, reforçou.

Também participaram da reunião o coordenador de Educação Profissional do SENAI da Região Oeste e Extremo Oeste, Willi Robert Sobotka, o supervisor de Educação Profissional do Senai Chapecó, Andrei Moreira Neves, a equipe de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município e a coordenação do Programa Oportuniza Chapecó: Aline Nascimento Magro, Jussara Broca e Kadigea Dalapossa.

 

Com informações da assessoria de imprensa regional

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn