FIESC firma parcerias com a Nova School of Business e Sebrae

Cooperações foram assinadas durante reunião do conselho consultivo da Academia FIESC de Negócios e se darão no âmbito da educação executiva; além do reitor da Nova School of Business and Economics, Daniel Traça, participou do encontro o diretor de educação e tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi

Florianópolis, 22.9.2022 - A Federação das Indústrias formalizou nesta quinta-feira (22), em reunião do conselho consultivo da Academia FIESC de Negócios, parcerias com a Nova School of Business and Economics e com o Sebrae Santa Catarina e de São Paulo para promover sinergia e compartilhamento de expertises e infraestrutura para o desenvolvimento de educação executiva.

Na abertura da reunião, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, afirmou que garantir a longevidade e a perenidade da indústria catarinense, com base na força competitiva e inovadora, atraindo, formando e retendo talentos é o foco da Academia de Negócios. “Essa iniciativa vai além da formação e capacitação. De acordo com o propósito, de transformar negócios, queremos proporcionar a possibilidade de que as indústrias catarinenses possam estabelecer parcerias estratégicas”, acrescentou
A reindustrialização do país, por meio da transformação dos negócios, e a formação de talentos que promovam impacto também foram temas do encontro. Participaram o diretor de educação e tecnologia da Confederação Nacional da Indústria, Rafael Lucchesi, e o reitor da Nova School of Business and Economics, Daniel Traça.

Lucchesi falou sobre a reindustrialização no Brasil, destacando o período em que o país liderou o crescimento econômico no mundo, entre 1930 e 1950, e lembrando o papel fundamental da indústria no desenvolvimento econômico dos países. “É preciso uma indústria pujante, diversificada e sofisticada. Entretanto, no Brasil, ainda falta uma política industrial. Atualmente existem apenas medidas esparsas de incentivo e apoio”, lamentou o diretor. “Por isso essa escola é tão importante, é a agenda da sofisticação da indústria 4.0, de desenvolvimento tecnológico. Nós precisamos formar mais e melhor e entendo que a Academia FIESC de Negócios é um projeto piloto de algo que o sistema Indústria deve fazer no Brasil inteiro”, acrescentou.

Daniel Traça, reitor da Nova School of Business and Economics, falou sobre o desafio de formar novos talentos. “A dinâmica do futuro será diferente daquela que nos trouxe até aqui. Queremos causar impacto com a nossa parceria. Talento e educação são o motor do crescimento econômico, mas as disrupções exigem novas abordagens ao talento. A gestão de talentos precisa acompanhar as grandes tendências mundiais”, observou. Traça defendeu que se observem quatro aspectos: a formação para um mundo global, digital, sustentável e com mudanças disruptivas. “O talento tem que ser muito mais ágil e capaz de inovar e o conflito está no fato de a gente preparar colaboradores para um futuro que é cada vez mais incerto. Por isso, escolas como esta são comunidades dedicadas ao talento e ao conhecimento para impactar o mundo, com rigor, vanguardismo, conectividade e cosmopolita”, definiu.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC