FIESC firma convênio com prefeitura de Itapoá para ampliar divulgação de vagas de emprego

Itapoá Mais Empregos será elo entre quem busca por trabalho e empresas que precisam de mão de obra

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do SESI SENAI Joinville, vai firmar (13/07) parceria com a prefeitura de Itapoá para ampliar a divulgação de vagas de emprego na indústria, comércio, serviços e turismo, transporte e logística, agropecuária. Será o programa Itapoá Mais Empregos que vai utilizar a plataforma do Movimento Santa Catarina pela Educação para centralizar a oferta de oportunidades de trabalho de forma gratuita.

O Movimento SC pela Educação, com foco na recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho, está vinculado ao programa Travessia, que orienta a reinvenção da economia para transformar SC em referência em desenvolvimento sustentável. “A ferramenta vem sendo utilizada por 37 municípios e mais 14 estão em processo de implantação. Estão cadastrados 4.571 currículos e em torno de 1.800 vagas estão disponíveis na plataforma, além de empresas e instituições”, destaca Marco Aurélio Goetten, gerente executivo da FIESC Regional Norte-Nordeste.

De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico, Sergio Grassi, ter em um só lugar empresários à procura de mão de obra e pessoas em busca de emprego era algo almejado há muito tempo. “Nós já estávamos buscando desenvolver um portal com essa finalidade. Nesse sentido, a plataforma da FIESC é muito pertinente, pois, além de não precisarmos fazer algo do zero, ainda é gratuita”, diz.

O crescimento econômico do município mostra que o momento é propício para o portal.  De acordo a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, no último trimestre foram emitidos 497 alvarás de construção, 348 liberações de processos de Habite-se e foram feitas 368 análises para viabilidade de empresas (Sistema Regin). Tudo isso impacta positivamente nos números de empregabilidade. Nos últimos 12 meses Itapoá gerou 1.081 vagas de empregos (Caged), o que colocou a cidade no 4º lugar no ranking estadual de crescimento relativo de empregos e no 1º lugar no ranking regional, de acordo com a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc).

Esse aumento é reflexo da chegada de empresas que têm investido no município e do crescimento daquelas que estão instaladas há mais tempo na cidade. Ambas demandam por mão de obra qualificada.

Para Marlon Neuber, prefeito da cidade, a plataforma é uma grande conquista. “Gerar emprego é um dos maiores programas sociais que uma administração pública pode oferecer. O Itapoá Mais Empregos dá essa oportunidade para o cidadão e para o empresário. Além disso, gera a segurança aos empreendedores de que, ao virem para município, terão mão de obra disponível e qualificada”, conclui.

O lançamento o Itapoá Mais Empregos será no dia 14 de julho, durante o evento da Caravana do Emprego SINE, que acontece das 8 às 16 horas em frente ao prédio do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável (NDS) que fica ao lado da prefeitura. Além do cidadão poder fazer o cadastro na plataforma sob a orientação dos técnicos que estarão no local, ainda poderá acessar serviços como: auxílio para a confecção de currículos, dicas de como se portar em entrevistas de emprego e encaminhamento para cursos de qualificação. No local haverá, também, impressora 3D do SENAI, distribuição de plantas pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAI) e exposição de produtos artesanais, pela Secretaria de Turismo e Cultura.

Serviços:
13/07 - Assinatura de Convênio Prefeitura de Itapoá e FIESC para uso da plataforma Itapoá Mais Empregos
Local: Igreja Matriz – Rua do Príncipe, s/n
14/07 – Caravana do Emprego, Qualifica SC, Itapoá Mais Empregos