FIESC envia sugestões ao plano aeroviário do estado

Entidade sugere atenção especial ao entorno dos aeroportos para evitar ocupações indevidas; Potencial do comércio exterior deve ser levado em conta

Florianópolis, 10.06.24 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) encaminhou ao governo do estado um documento com contribuições ao Plano Aeroviário de SC (PAESC). Em ofício enviado à secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias, a entidade sugere que o estudo traga uma análise criteriosa da vocação de cada aeroporto e de seu potencial para linhas regulares ou aviação em geral, além de prever a capacidade de expansão dos equipamentos e sua integração com outros modais.

Outra sugestão é que o PAESC tenha um plano básico de zona de proteção de aeródromos, a fim de evitar ocupações indevidas no entorno. Para isso, sugere que os municípios sejam sensibilizados sobre a importância de manter um zoneamento adequado em seus planos diretores, inclusive para permitir eventuais ampliações.

A FIESC traz ainda em seu documento a necessidade de que o plano aeroviário leve em conta a vocação do estado para o comércio exterior. Por isso, pede que o estudo apresente o fluxo de movimentação e o potencial de mercado para o transporte internacional de cargas em cada aeroporto.

Diante do dinamismo da economia catarinense e do próprio setor de transporte aéreo, a entidade lembra ainda a necessidade de avaliação e atualização do PAESC anualmente.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas