FIESC entrega unidades do SENAI em Concórdia e Campos Novos

Com investimento de R$ 18 milhões, novos espaços integram estratégia de expansão da estrutura para formação profissional

Concórdia/Campos Novos, 12.9.2014 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) entregou nesta quinta (11) e sexta-feira (12) as unidades do SENAI em Concórdia e Campos Novos, respectivamente. Os novos espaços fazem parte da estratégia de expansão da estrutura para formação profissional para a indústria.

Com investimento de R$ 17 milhões, a estrutura de Concórdia tem 14 salas de aula e 22 laboratórios em 7,6 mil m² de área construída. O empreendimento foi construído em parceria com a empresa BRF, que doou o terreno, e com a prefeitura municipal. Na unidade serão oferecidos cursos de aprendizagem industrial, qualificação, aperfeiçoamento, iniciação, além de técnicos. Até o final de agosto, a instituição registrou 5,6 mil matrículas no Alto Uruguai Catarinense, 3,5 mil delas na unidade de Concórdia e o restante em municípios. Com a nova estrutura, localizada no Bairro São Cristóvão e em funcionamento desde o início do ano, o SENAI quadruplicou a área física em Concórdia. O espaço anterior, no bairro Itaíba, continha 1,9 mil metros quadrados.

Em Campos Novos, o SENAI investiu R$ 1,28 milhão. O empreendimento foi viabilizado por meio de parceria com a prefeitura municipal, que alugou um prédio de 1.090 m². A estrutura passou por reforma e hoje abriga salas de aula e laboratórios onde são ministrados cursos técnicos, de qualificação profissional e aprendizagem industrial.

"Dentre todas as ações das entidades da FIESC, as que mais nos empolgam e motivam são as relacionadas à educação", disse o presidente da entidade, Glauco José Côrte, ao destacar a importância dos novos investimentos. Ele lembrou os dois públicos prioritários para formação: os profissionais que já estão na indústria e devem elevar o nível de escolaridade; e os jovens que estão chegando à idade para entrar no mercado de trabalho, na era do conhecimento, quando são as pessoas, e não mais as máquinas, que fazem a diferença para a competitividade da indústria. "O importante são os alunos que por aqui vão passar", salientou.

O vice-presidente da FIESC para o Alto Vale do Uruguai, Álvaro Mendonça, destacou que a entrega da unidade é um momento emblemático para Concórdia, e, a exemplo do prefeito em exercício, Neuri Santhier, chamou atenção para as parcerias que viabilizaram o investimento no município. "Esta é uma obra idealizada por pessoas que acreditam que a educação e o treinamento qualificado podem transformar o País numa nação desenvolvida", disse. A parceria entre o setor privado, o poder público e a FIESC foi valorizada também pelo diretor regional do SENAI, Sérgio Roberto Arruda. "As coisas funcionam bem onde os três atuam em conjunto", afirmou.

Em Campos Novos, o vice-presidente regional para o Centro-Oeste, Márcio Dalla Lana, citou capa da revista Veja destacando que a moeda mais valorizada atualmente não é ó dólar, o euro ou a libra, mas o conhecimento. E enalteceu o desempenho catarinense, por meio do SENAI, na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, o torneio de formação profissional, no qual o Estado acaba de obter a terceira colocação.

Côrte ainda falou sobre a campanha Pais Pela Educação, uma iniciativa do Movimento A Indústria pela Educação, da FIESC. A campanha procura despertar a consciência dos pais para a importância de se envolver com a educação dos filhos. "Essa atenção leva a um desempenho superior. Precisamos de ajuda nessa campanha, pois temos o dever de preparar uma geração melhor. E isso se faz por meio da educação", disse.

Elmar Meurer
Assessoria de Imprensa da FIESC