FIESC encerra nesta sexta missão à Ásia com agenda em Singapura

O nível de desenvolvimento tecnológico dos ambientes impressionou a comitiva catarinense, liderada pelo presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar. O grupo finaliza a programação nesta sexta-feira, dia 28, e retorna ao Brasil neste sábado

Florianópolis, 27.4.2023 - A Federação das Indústrias (FIESC) encerra nesta sexta-feira, dia 28, a missão empresarial à Ásia, liderada pelo presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar. Ao longo da semana, a comitiva cumpriu agenda em Singapura e visitou centros de inovação e universidades, como a Agência para Ciência, Tecnologia e Pesquisa, a Universidade Nacional e a Escola Politécnica. “Estamos impactados pelo nível de desenvolvimento tecnológico e pelos investimentos em pesquisa”, afirma. O encerramento da programação nesta sexta, dia 28, será com visitas à Singapore Business Federation (SBF), câmara empresarial que representa cerca de 28 mil empresas, além da Enterprise Singapore, agência de desenvolvimento governamental, e à Singapore Manufacturing Federation (SMF), maior organização nacional de representação industrial.

O presidente da FIESC destaca que outro ponto que chamou a atenção da comitiva é que Singapura tem muitos desafios, especialmente por conta da falta de recursos naturais. “Mas o país se antecipa e enfrenta os desafios com planejamento e visão de futuro. É um modelo a ser seguido para trazer desenvolvimento para o Brasil”, completa Aguiar.

A delegação também visitou a ST Engeniering, empresa de software e hardware que emprega mais de 25 mil colaboradores, dos quais, 17 mil são engenheiros. A companhia atua em áreas como smart cities e defesa. A 2DM foi outra companhia que os industriais catarinenses conheceram. A empresa fabrica grafeno para diversas aplicações industriais e tem parceria com uma indústria do setor químico catarinense. O grupo também visitou o Porto de Singapura, o segundo maior do mundo.

A missão se iniciou no dia 14 de abril, pela Coreia do Sul, onde os catarinenses visitaram centros de inovação, universidades, empresas e portos. Um dos destaques foi o Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST), um dos institutos de maior prestígio da Ásia.

Além de Aguiar, entre os integrantes da missão estão José Eduardo Azevedo Fiates, diretor de inovação e competitividade da FIESC; Fabrizio Machado Pereira, diretor regional do SENAI-SC, Alexandre D’ávila da Cunha, CEO da Cebra; André Armin Odebrecht, presidente da Bovenau; Victor André Odebrecht, gerente de engenharia da Bovenau; Vincenzo Mastrogiacomo, presidente da Fundeste; Manuel Mendes, diretor-executivo global da IXL Center, Nelson Akimoto, diretor da Nord Eletric, e Thales Akimoto, fundador da PEAKUP.

Balança comercial: Em 2022, os embarques catarinenses para Singapura totalizaram US$ 106,5 milhões. Entre os principais produtos embarcados estiveram: carne de frango, carne suína, tabaco e motores elétricos. As importações do estado vindas do país asiático somaram US$ 64,8 milhões no período. Entre os principais produtos destacam-se: processadores e controladores, copolímeros de propileno, instrumentos e aparelhos de oftalmologia e circuitos integrados.