FIESC encaminha 2,2 milhões de copos plásticos para ajudar vítimas das chuvas no RS

Produto será usado por equipes de resgate, voluntários e famílias em abrigos, já que o abastecimento de água está comprometido, o que impede a higienização de utensílios

Florianópolis, 15.05.2024 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) encaminhou nesta quarta-feira (15) 2,2 milhões de copos plásticos ao Rio Grande do Sul, que desde o início do mês enfrenta o pior desastre climático da sua história e um dos mais devastadores já vistos no país, com estragos em 446 de seus 497 municípios e impacto na vida de pelo menos 2,1 milhões de moradores.

O envio busca ajudar equipes de resgate, forças de segurança, voluntários, trabalhadores, unidades de saúde, famílias em abrigos e milhares de pessoas em residências com abastecimento comprometido ou sem água para lavar louças.

Os copos são um complemento às doações de água potável vindas de todo o país, permitindo um consumo seguro do líquido do ponto de vista sanitário. Eles foram comprados de duas indústrias de Içara, a Cristalcopo e a Copaza. A Copaza aproveitou a oportunidade e enviou outros 500 mil copos.

O presidente da FIESC, Mario Cezar Aguiar, disse que a indústria de Santa Catarina está empenhada em ajudar as vítimas do desastre no Rio Grande do Sul. “Este é um momento de sermos solidários, de nos unirmos para suprir necessidades básicas e aliviar o sofrimento do povo gaúcho”, frisou.

Às 12h desta quarta, a Defesa Civil local registrava 149 mortes, 108 desaparecidos, 253 mil clientes sem energia elétrica, 136 mil famílias de 15 cidades sem água e 617 mil pessoas fora de casa (para se ter ideia, o contingente de desabrigados é 15% maior do que a população de Florianópolis).

AJUDA

O envio dos copos se soma a outras ações de ajuda postas em práticas desde o início do mês pela FIESC, que atua em sinergia com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), com a Confederação Nacional da Indústria e com o Departamento Nacional do SESI. Entre outras iniciativas, a FIESC fez uma doação em dinheiro, convidou colaboradores e parceiros a fazer doações por pix ao Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, ligado à FIERGS (a chave pix é CNPJ 04.580.781/0001-91). Na semana passada, somando ajuda de diversos parceiros, a entidade encaminhou 100 toneladas de alimentos às vítimas.

Na segunda (6), a FIESC abriu as instalações de SESI, SENAI e IEL em todas as regiões de Santa Catarina para concentrar doações de alimentos, roupas, material de limpeza e afins para serem enviadas, com apoio de parceiros, às vítimas das enchentes. No fim de semana, foram encaminhados, sobretudo, kits de higiene pessoal e roupas de cama.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas