FIESC emite primeiro Certificado de Origem do país em nova plataforma

Novo sistema é considerado o mais moderno do mercado e garante ao produto brasileiro benefícios tarifários em 23 países

Florianópolis, 28.5.2020 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) foi a primeira federação de indústria do país a realizar a emissão de Certificado de Origem Digital (COD) na nova plataforma, considerada a mais moderna e avançada do mercado. A emissão foi realizada nesta quinta-feira, dia 28 de maio. Clique aqui para conhecer a plataforma

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destaca que o sistema permite que o empresário emita de forma simplificada o documento que garante ao produto brasileiro benefícios tarifários em 23 países. Também facilita o desembaraço nas aduanas de todos os países com os quais o Brasil tem comércio. “É mais uma ação no sentido de oferecer soluções ao setor produtivo que otimizam o tempo de execução das atividades no preenchimento dos documentos para exportação”, afirma. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) formou um grupo de trabalho com as federações para desenvolver o novo sistema. “A iniciativa se originou na FIESC e faz parte do conjunto de ações do pilar internacionalização, que é uma das bandeiras da nossa gestão”, acrescenta Aguiar.

A emissão do COD é feita pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela CNI. Presente nas federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal, a Rede promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio da oferta de um conjunto de serviços customizados às necessidades das empresas, a defesa de interesses e representação de pleitos perante órgãos anuentes do comércio exterior e a promoção comercial internacional.

Com informações da CNI