FIESC e Secretaria da Educação debatem ações conjuntas

O secretário Aristides Cimadon e sua equipe reuniram-se com o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e diretores da Federação, nesta quinta-feira, dia 9, conheceram a Academia FIESC de Negócios e o trabalho desenvolvido por SENAI e SESI em SC

Florianópolis, 9.2.2023 – Em reunião nesta quinta-feira, dia 9, o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, o secretário de Estado da Educação de SC, Aristides Cimadon, e sua equipe debateram ações conjuntas na área. O encontro foi realizado na Academia FIESC de Negócios, em Florianópolis, e também contou com a participação do diretor regional do SENAI-SC, Fabrizio Machado Pereira, e do diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates.

Aguiar apresentou um panorama da economia catarinense e destacou a pujança da indústria, que responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense. “Santa Catarina é um estado de oportunidades. Podemos crescer e nos desenvolver ainda mais. Temos o compromisso social de preparar pessoas. Queremos firmar parceria para avançar na educação e, para isso, podemos unir esforços e reduzir os desafios na área. Nosso estado tem muito potencial para crescer e isso passa pela educação”, afirmou. Ele também apresentou as instalações da Academia e o trabalho desenvolvido por SESI e SENAI.

Cimadon, por sua vez, salientou que todos os segmentos econômicos têm oportunidades de crescimento. “A preocupação é encontrar soluções conjuntas para a educação catarinense”, disse, observando que é preciso olhar as vocações regionais e a diversificação produtiva. Ele ressaltou, ainda, que há desafios a serem vencidos tanto na educação básica, quanto nos ensinos médio e superior. “A ideia é fortalecer parcerias. Temos desafios, mas perspectivas grandes de trabalhar para mudar o cenário”, completou.

O diretor regional do SENAI apresentou dados do Mapa do Trabalho que mostram que Santa Catarina precisa formar 800 mil profissionais para a indústria até 2025. “Temos uma grande oportunidade de trabalharmos em conjunto e quem ganha é a sociedade”, disse.