FIESC e Perville lançam documentário da Escola SESI de Referência em Joinville

Produção conta os bastidores da construção da maior Escola SESI do país; obra revitalizou a área do Moinho Joinville, um patrimônio cultural do estado

Florianópolis, 14.10.2024 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Perville lançam nesta terça-feira, dia 15, o documentário “Entre sonhos e alicerces”. A produção conta os bastidores da construção da maior Escola SESI de Referência do país. A obra revitalizou a área do Moinho Joinville, um patrimônio cultural do estado, e ampliou o atendimento à comunidade industrial.

🔔 ASSISTA no YouTube da Escola SESI. Ative a notificação.

Com depoimentos de vários profissionais que atuaram no projeto, o audiovisual mostra detalhes desde a decisão pela compra do terreno, iniciativa do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, até a entrega da obra, no início deste ano.

“Quando eu assumi a Federação, identifiquei que poderíamos entregar uma educação mais qualificada, que já era boa, mas poderia ser potencializada. Visitamos o terreno, gostamos e decidimos: vamos construir uma escola de referência para Joinvile”, lembra Aguiar, no documentário em que pedreiros, engenheiros, executivos e equipe técnica da escola se emocionam e contam como foi participar desse projeto inédito.

Marcelo Hack, presidente da Perville, lembra o desafio que foi ‘erguer’ esta obra em tempo recorde. “As escolas têm prazo para começar as aulas, então a obra precisaria estar pronta em fevereiro de 2024”. Monique de Oliveira, uma das engenheiras da Perville responsáveis pela obra, complementa afirmando que o desafio também era “construir algo com esse nível de acabamento, de alto padrão, em um prazo tão curto”.

Escola tem ‘DNA industrial’

Com aporte superior a R$ 150 milhões, ao concluir a entrega da obra que inclui o restauro do Moinho Joinville, a FIESC deixa um importante legado para a revitalização da região do Rio Cachoeira, projeto que é liderado pela prefeitura de Joinville.

O diretor de educação, saúde e tecnologia, Fabrízio Pereira, destaca que a escolha por Joinville também está relacionada ao fato da região ser o maior centro industrial do estado. “Foi desafiador do ponto de vista de abordagem de mercado, de engenharia, para que a obra estivesse pronta, e de logística, pois nos deparamos com uma nova realidade. Afinal, é a maior escola do SESI no Brasil”, frisa.
“A gente sabe a responsabilidade enorme que a gente tem na mão com essa escola. São duas mil famílias que escolheram estar com a gente, são sonhos e expectativas diferentes de futuro para estas crianças e jovens”, afirma o gerente-executivo do SESI e do SENAI na região, Marco Aurélio Goetten.

Foram 711 dias de construção, mais de mil empregos diretos e 3,3 mil indiretos, mais de 260 mil horas de trabalho, 600 cargas de estruturas pré-fabricadas, 20 mil horas de plataforma elevatória e 15 mil horas de serviços de escavadeiras e retroescavadeiras. São cinco anos de história, contados em 15 minutos de documentário.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.