FIESC e IBGC apoiarão indústria para avanço na governança corporativa

Em busca de ganho de competitividade, empresas podem realizar diagnóstico gratuito sobre o nível de governança e identificar quais são os pontos de melhoria

Florianópolis, 25.11.2020 – A Federação das Indústrias (FIESC), em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), lança nesta semana projeto que tem o objetivo de elevar a competitividade das empresas catarinenses. A iniciativa inclui um diagnóstico gratuito para avaliar qual o nível de governança e comparar com empresas correspondentes. No dia 3 de dezembro, a partir das 10h30, a FIESC promove uma rodada de conversas com a participação da WEG e do Grupo FCC, que são referências no tema. Para participar, basta se inscrever gratuitamente.

O objetivo é ampliar o número de empresas catarinenses que praticam princípios de governança corporativa, o sistema pelo qual diversas organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, o que envolve sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle, além de outros públicos de relacionamento. “Empreender no Brasil é um grande desafio. A implantação de boas práticas de governança corporativa potencializa o desempenho do empreendedor e a competitividade das nossas indústrias”, destaca o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.

O autodiagnóstico é fácil, gratuito, online e confidencial. O levantamento avalia a maturidade da governança corporativa da companhia e aponta a direção para aprimorar essa gestão. “Quando a empresa cresce, novos desafios surgem a cada dia: decisões mais complexas, necessidade de recursos para expansão, gerenciamento de riscos, auditoria, sucessão e a difícil, mas necessária, separação entre as questões familiares e os negócios”, afirma Carlos Rocha Velloso, coordenador do IBGC em Santa Catarina.

A partir do diagnóstico, cada empresa identificará seus pontos de melhoria e poderá dar os próximos passos na sua jornada de governança. Outro ganho é uma visão geral do nível de governança, o que viabilizará a definição de soluções mais adequadas às necessidades de cada organização.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina