FIESC e governo de SC firmam cooperação para o plano NeoSC

Documento foi assinado pelo governador Jorginho Mello e pelo presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, nesta quinta-feira, dia 14

Florianópolis, 14.12.2023 – A Federação das Indústrias (FIESC) e o Governo de SC firmaram termo de cooperação para atuação conjunta no planejamento do desenvolvimento estadual por meio do plano NeoSC (Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Integrado de Santa Catarina), elaborado pela Federação. A assinatura foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 14, na FIESC, em Florianópolis. O acordo foi assinado pelo presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e pelo governador Jorginho Mello, com a participação dos secretários do Planejamento, Edgard Usuy, da Fazenda, Cleverson Siewert, e da Indústria e Comércio, Silvio Dreveck, além do 1° vice presidente, Gilberto Seleme, e do diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates.

“A indústria é um setor fundamental para o desenvolvimento de Santa Catarina. Precisamos elevar ainda mais a participação na geração de riquezas do nosso estado. O mundo está cada vez mais competitivo e temos que preparar as nossas empresas para uma nova demanda que está surgindo. Por isso, estamos propondo o trabalho conjunto com o governo do estado para potencializar as forças e aproveitar as oportunidades”, afirmou Aguiar.

O governador destacou a parceria de longa data que mantém com a FIESC. “É importante e positiva para construir muita coisa em conjunto. Vamos ser um governo de transformação e queremos secretarias focadas no crescimento e no desenvolvimento de Santa Catarina e alinhadas com o setor produtivo. Não tem outro caminho”, declarou.

O Plano NeoSC é uma evolução de iniciativas articuladas pela FIESC em parceria com diversos atores, como governo, sociedade civil, academia e empresas. Está baseado num conjunto de projetos, experiências, pesquisas e interações, consolidando informações e conhecimentos, que foram estruturados com base na visão de ecossistema. “O documento será utilizado na Secretaria de Planejamento como base para a criação de políticas públicas para o desenvolvimento territorial catarinense”, explicou Edgar.