FIESC e Google estimulam o uso de tecnologias educacionais em Tubarão

Unidade do SENAI em Tubarão será uma das três escolas-modelo do projeto Google for Education que quer tornar a sala de aula mais atrativa

Tubarão, 1.7.2016 – Uma parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Google quer transformar Santa Catarina em referência no uso de tecnologias educacionais. As instituições lançaram nesta sexta-feira (1º de julho), no SENAI de Tubarão, a primeira escola-modelo do projeto Google for Education. A iniciativa é promovida no âmbito do Movimento Santa Catarina pela Educação. O objetivo é estimular práticas modernas de aprendizagem e tornar a sala de aula mais atrativa. Além do SENAI de Tubarão, integrarão o projeto a Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa, de Palhoça, e o SESI de São José.

Por meio do projeto, vários recursos do Google são oferecidos aos alunos e professores. Além das tradicionais ferramentas disponíveis a qualquer usuário (agenda, drive, planilhas, apresentações, entre outros), o Google for Education oferece aplicativo voltado à gestão da sala de aula, o Google Classroom. Com ele, é possível criar turmas, registrar frequência, distribuir tarefas e enviar feedbacks aos alunos. Mais de 330 docentes já foram capacitados para utilizar as ferramentas.

Vinícius Nunes, de 16 anos, quer fazer engenharia elétrica quando concluir a formação técnica em automação industrial. Ele também está finalizando o ensino médio no SENAI em Tubarão e utiliza os recursos do Google em sua rotina escolar. “Os aplicativos nos proporcionam praticidade, porque a gente pode carregar de um lugar para o outro, não precisa mais carregar pen drive ou computador, a gente só precisa de acesso à internet”, conta o estudante. Entre os aplicativos mais utilizados, Vinícius destaca o Google Drive, para compartilhar atividades e trabalhar de forma colaborativa, e hangouts, para gravação de telas. “Podemos fazer as tarefas até mesmo utilizando o celular para acessar estes recursos”, acrescenta.

A rotina do professor também muda com a aplicação dos recursos do Google for Education. “As ferramentas tornam as aulas mais dinâmicas, até porque os alunos vivem tecnologia, além de aproximar o professor do aluno, as ferramentas tornam as aulas mais atrativas. O professor não pode ignorar o uso dessas tecnologias em sala de aula”, assinala a professora Patrícia da Luz Caetano, que ministra matemática no SENAI em Tubarão.

O assessor do Movimento Santa Catarina pela Educação, Antônio Carradore, lembra que a capacitação dos professores para o uso das tecnologias educacionais é imprescindível. “Nossos jovens e crianças já vêm para a escola com smartphones e tablets e nós precisamos fazer com que os nossos professores também entendem esse novo estudante”, alerta.

A professora certificada pelo Google Maidi Dalri, que acompanha a implantação do projeto em Tubarão, destaca que as ferramentas do Google permitem trabalhar de forma colaborativa. “Com uso dessas ferramentas, o professor descobre que o processo educativo pode ser mais leve e a aula fica mais atrativa”, afirma Maidi. Para ela, é um mito afirmar que o uso da tecnologia reduz o interesse pelo estudo. “Pelo contrário, o uso dessas ferramentas vai despertar o interesse do estudante e isso vai fazer com que ele vá em busca de conteúdos mais aprofundados”, defende. “A gente não limita o conhecimento no professor que, neste processo, conduz a aula. Diferente do que dar uma aula, quando eu conduzo esse encontro eu possibilito que o estudante busque o conhecimento disponível no universo”, conclui.