FIESC e Celesc realizam pesquisa sobre demanda de energia elétrica na indústria

Resultado servirá como base para as estratégias de investimentos da concessionária na ampliação e adequação da rede de distribuição

Florianópolis, 29.6.2022 – Para identificar a demanda futura de energia e orientar os investimentos da estatal na ampliação e adequação da rede de fornecimento, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Celesc lançaram uma pesquisa on-line com a indústria de Santa Catarina. Em um formulário simples, confidencial e sem compromissos de aquisição do insumo, as empresas podem informar seus planos de ampliação. O resultado servirá como base para as estratégias da concessionária. A pesquisa foi lançada durante a reunião híbrida da Câmara de Energia da FIESC, no dia 28, e integra uma cooperação entre as duas instituições para melhorar o sistema de fornecimento de energia elétrica no estado.

Clique aqui para acessar o formulário da pesquisa

“A pesquisa trará dados quanto ao porte, localização e onde há projetos de expansão de demanda; não é uma carta-consulta de ampliação da capacidade, mas agregará informações a respeito da visão de futuro da indústria”, explicou o presidente da Câmara, Otmar Müller. “Vamos envolver os vice-presidentes regionais da FIESC e os sindicatos industriais, de maneira que a iniciativa alcance o maior número possível de indústrias”, anunciou. “Nosso objetivo é tornar o investimento da Celesc mais assertivo e assim reduzir a necessidade de participação do consumidor industrial nos projetos de instalação de novas conexões”, destacou.

Essa participação do consumidor ocorre em projetos de grande porte, muitos no setor industrial, nos quais os investimentos da estatal onerariam demasiadamente a tarifa para os demais consumidores. “Esses investimentos não são incorporados nem ao cálculo da tarifa, nem seus resultados são remunerados, ou seja, não são considerados para efeito da distribuição de lucro aos acionistas”, explicou o diretor de regulação da Celesc, Fábio Valentim, referindo-se a norma adotada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na reunião, Valentim e Felipe Volkmer, gerente de Regulação Comercial da CELESC, apresentaram o passo a passo para conexões de plantas industriais à rede de energia elétrica e apontaram aspectos que, se não forem considerados na concepção, podem encarecer os projetos de instalação ou ampliação de plantas industriais.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR