Iniciativa dedicada aos estudantes e acadêmicos do SESI e do SENAI contou com mais de 1,4 mil inscrições; 208 produções foram finalistas e 45 trabalhos vão integrar e-book a ser lançado em 2022

 

Florianópolis, 26.10.2021 - A rede de bibliotecas do SESI e do SENAI e a Academia Catarinense de Letras divulgaram nesta terça-feira (26) os autores dos poemas e poesias vencedoras do concurso literário promovido pelas entidades sobre cultura catarinense. Foram mais de 1,4 mil inscrições de estudantes de todo o estado que frequentam cursos oferecidos por SESI e SENAI tanto na educação básica, quanto na educação profissional. Para integrar o e-book que será lançado em 2022, foram selecionadas 45 produções dentre as 208 finalistas. Em sua primeira edição, a iniciativa homenageia o industrial Wander Weege, de Jaraguá do Sul, um entusiasta da literatura catarinense. 

>> Confira o anúncio dos vencedores.
 
O diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, destaca que iniciativas como esta impulsionam a cultura e o acesso à leitura, além de novos escritores. “A diversidade cultural apresentada no material produzido pelos nossos alunos demonstra que a formação voltada para as competências do século 21 também é humanista”, frisa.

“O resultado desse concurso foi muito além das expectativas e revela um potencial humanístico incrível para a valorização cultural dentro do Sistema S. Tivemos uma resposta contundente e muito positiva”, avalia Moacir Pereira, que preside a Academia e é autor de mais de 50 livros. “Estamos tendo o privilégio de conversar com professores e alunos e, a partir dessa parceria, qualquer professor que desejar obras clássicas disponíveis na ACL pode nos solicitar”, acrescentou.

A vice-presidente da ACL, Maria Tereza Piacentini, destacou a qualidade das produções submetidas ao concurso e leu as poesias vencedoras de cada categoria.

O prêmio para o primeiro colocado de cada categoria é um voucher de R$ 300 para aquisição de livros e uma coleção de livros clássicos de autores catarinenses. Além dos primeiros colocados, outros poemas serão selecionados para a publicação por meio de uma curadoria composta por membros da Associação Catarinense de Letras.


Confira os vencedores do concurso:
Categoria 5 a 11 anos    
1º    Luiza Lourenço Gomes, de Criciúma    
2º    Samuel Campagnaro De Matos, de Videira    
3º    Gabriel Schlup Kuenzer, de Rio do Sul    
        
Categoria 12 a 18 anos
1º    Ana Carolina Tonetto Alves, de Tubarão    
2º    Ana Eliza Ribeiro Fabiano, de Tijucas    
3º    Amanda Friederich, de Xanxerê    
3º    Ana Luisa Zanotto Marchetti, de Luzerna    
3º    André Leonardo Ferreira de Almeida Faria, de Tubarão    
        
Mais de 18 anos    
1º    Amanda Finkbeiner dos Santos, de Joinville
2º    Julia Monique Gonçalves, de Joinville
3º    Pamela Baumer Passos, de Canoinhas


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina