FIESC e Associação Catarinense de Letras divulgam vencedores de concurso literário

Iniciativa dedicada aos estudantes e acadêmicos do SESI e do SENAI contou com mais de 1,4 mil inscrições; 208 produções foram finalistas e 45 trabalhos vão integrar e-book a ser lançado em 2022

Florianópolis, 26.10.2021 - A rede de bibliotecas do SESI e do SENAI e a Academia Catarinense de Letras divulgaram nesta terça-feira (26) os autores dos poemas e poesias vencedoras do concurso literário promovido pelas entidades sobre cultura catarinense. Foram mais de 1,4 mil inscrições de estudantes de todo o estado que frequentam cursos oferecidos por SESI e SENAI tanto na educação básica, quanto na educação profissional. Para integrar o e-book que será lançado em 2022, foram selecionadas 45 produções dentre as 208 finalistas. Em sua primeira edição, a iniciativa homenageia o industrial Wander Weege, de Jaraguá do Sul, um entusiasta da literatura catarinense.

>> Confira o anúncio dos vencedores.

O diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, destaca que iniciativas como esta impulsionam a cultura e o acesso à leitura, além de novos escritores. “A diversidade cultural apresentada no material produzido pelos nossos alunos demonstra que a formação voltada para as competências do século 21 também é humanista”, frisa.

“O resultado desse concurso foi muito além das expectativas e revela um potencial humanístico incrível para a valorização cultural dentro do Sistema S. Tivemos uma resposta contundente e muito positiva”, avalia Moacir Pereira, que preside a Academia e é autor de mais de 50 livros. “Estamos tendo o privilégio de conversar com professores e alunos e, a partir dessa parceria, qualquer professor que desejar obras clássicas disponíveis na ACL pode nos solicitar”, acrescentou.

A vice-presidente da ACL, Maria Tereza Piacentini, destacou a qualidade das produções submetidas ao concurso e leu as poesias vencedoras de cada categoria.

O prêmio para o primeiro colocado de cada categoria é um voucher de R$ 300 para aquisição de livros e uma coleção de livros clássicos de autores catarinenses. Além dos primeiros colocados, outros poemas serão selecionados para a publicação por meio de uma curadoria composta por membros da Associação Catarinense de Letras.

Confira os vencedores do concurso:
Categoria 5 a 11 anos
1º    Luiza Lourenço Gomes, de Criciúma