Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

FIESC e ACIJ repassam testes para o centro de triagem do coronavírus em Joinville

Testes foram adquiridos com recursos do Fundo Empresarial de Reação Articulada, mobilizado pela FIESC, e da Associação Industrial de Joinville

Florianópolis, 23.4.2020 – A Federação das Indústrias (FIESC) e a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), repassaram nesta quinta-feira (23) ao Centro de Triagem do coronavírus, anexo a Associação Atlética da Tupy, em Joinville, 400 testes para identificar o vírus. A aquisição dos testes foi realizada por meio do Fundo Empresarial de Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA-SC), da FIESC, que recebeu doações de indústrias e entidades de todo o estado, e da ACIJ. O centro de triagem atende a comunidade gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e recebe em média 45 pessoas por dia. As coletas são encaminhadas ao Laboratório Central, em Florianópolis.

Além da entrega dos testes, equipes do SESI atuarão junto aos profissionais da saúde do centro de triagem na aplicação dos testes. “Essa é a primeira etapa de atuação do SESI na realização de testes da Covid-19. A segunda etapa será a aplicação de testes junto às indústrias interessadas em conhecer a situação dos seus trabalhadores. Planejamos começar os testes junto aos trabalhadores até a primeira semana de maio”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. As indústrias poderão aderir à ação de testagem para a Covid-19, que oferecerá dois tipos de testes: o PCR e o teste imunológico IgM e IgG. Além da aplicação dos testes, o SESI orientará as indústrias sobre o melhor tipo de teste para o seu público, e ajudará o setor a aplicar o melhor protocolo de saúde nos casos identificados.

Os materiais foram recebidos na central de triagem pelo coordenador-técnico e infectologista Luiz Henrique Mello e a coordenadora-geral, Nicole dos Anjos, da Secretaria Municipal de Saúde. A ACIJ já fez outras ações no enfrentamento da pandemia. “Nós doamos mil macacões, três respirados, cestas básicas, máscaras, equipamentos como macas e estamos concluindo leitos no hospital”, explica o presidente da entidade, João Joaquim Martinelli.

O Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus, o FERA-SC, já recebeu 71 projetos para análise, captou R$ 2,15 milhões e já fez doações a instituições como a Defesa Civil de SC, que recebeu, no início de abril, quatro mil face shields, equipamento de proteção facial, que será utilizado para proteger agentes que atendem a população. A iniciativa mobiliza pessoas, empresas e organizações para o enfrentamento do novo coronavírus.

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.