FIESC e ACIJ incentivam empresas a apoiar projetos sociais com custo zero

Evento reuniu nesta terça-feira (4), em Joinville, entidades e empresas para falar sobre o uso de incentivos fiscais que beneficiam projetos sociais

Florianópolis, 5.10.2022 - A FIESC e o Núcleo de Empresas Contábeis da ACIJ reuniram nesta terça-feira (4), em Joinville, representantes de entidades e de empresas para o evento "Imposto do Bem: De Joinville para Joinville". O objetivo é incentivar empresas a apoiar projetos da cidade aptos a receber aportes por meio das leis de incentivo fiscal.

Evair Oenning, vice-presidente da FIESC regional Norte Nordeste, afirma que a FIESC acredita na importância da responsabilidade social para as empresas e a sociedade. “O tema do encontro de hoje é um assunto que tem ligação direta com o programa Fundo Social, uma das frentes de atuação da gerência de responsabilidade social da Federação das Indústrias”, disse.
Ao permitir que pessoas jurídicas e físicas destinem uma parcela de seus impostos a projetos sociais, Oenning acredita que “os mecanismos de incentivo fiscal se configuram como promotores exclusivos, em muitos casos, de ações de estímulo ao desenvolvimento social e geração de oportunidades, promovendo o bem-estar social, a busca por uma sociedade mais igualitária e justa para crianças, adultos e idosos, sem distinção”.

Voluntária em projetos sociais, a presidente da ACIJ Margi Loyola mencionou a dificuldade que as entidades encontram para realizar os projetos. “Vamos fazer a diferença e vamos fazer Joinville mais feliz. Tanto o Banco Social (ACIJ) como o Fundo Social (FIESC) atuam para que as empresas se mobilizem para apoiar os programas sociais. É só vontade de fazer, não precisa tirar dinheiro do bolso. É uma decisão que tem que vir da diretoria. Aqui na ACIJ nós vamos envolver todos os vice-presidentes para apoiar os projetos”, garantiu.

O painel “Incentivo fiscal para projetos sociais a custo zero”, mediado por Andréia Effting, do Núcleo de Empresas Contábeis, reuniu representantes de entidades e empresas que apresentaram seus cases e projetos. Sandro Volpato, gerente da Responsabilidade Social da FIESC, apresentou um panorama do programa Fundo Social da Federação. Ele lembrou que Santa Catarina poderia investir em projetos sociais cerca de R$ 200 milhões, no entanto, apenas 35% desse valor é utilizado.

Juliana Silva, assessora jurídica da ACIJ, mostrou detalhes sobre o Banco Social da entidade e como é possível cadastrar projetos. A associação tem 30 projetos cadastrados. Giovane Gávio, bicampeão olímpico como atleta de vôlei, participou de um painel para contar sua experiência em projetos sociais, que começou quando encerrou sua carreira dentro das quadras. Hoje está à frente de uma equipe de vôlei em Joinville, que também irá criar oito núcleos espalhados por Joinville para fomentar a prática do vôlei entre crianças e adolescentes.

A diretora presidente do Instituto Social Arte Maior (Isam), Kátia Siqueira, também participou do painel, relatando os trabalhos realizados pela instituição que atende 160 jovens de 7 a 17 anos com bolsas de ensino.

Para incentivar ainda mais empresas a destinarem recursos a projetos sociais, o evento contou com apresentações culturais do Instituto Superior de Aprendizagem Multidisciplinar (Isam), da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e do Musicarium, todos projetos incentivados com direcionamento de recursos viabilizados por meio das leis de incentivo fiscal.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC