FIESC divulga vencedores do Prêmio Voluntário que Inspira

Iniciativa em parceria com Instituto Pe. Vilson Groh e Instituto Comunitário Grande Florianópolis busca estimular o voluntariado em Santa Catarina

Florianópolis, 5.12.2023 – Foram divulgados nesta segunda-feira (4) os nomes dos vencedores do Prêmio Voluntário que Inspira, promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) para estimular o voluntariado no Estado.

Na categoria Comunidade, aberta a todos os catarinenses, a vencedora foi Adriana Constante, de Blumenau. Em 2016, ela criou o projeto Sonho em Viver. Desde então, ajuda em causas como educação de crianças e jovens, apoio a mulheres vítimas de violência, auxílio a moradores de rua e acesso de jovens ao mercado de trabalho. “Meu sonho é despertar na sociedade o voluntariado; se cada um for tocado por esta onda, muitos sonhos poderão se tornar reais”, afirma.

Na categoria Colaborador FIESC, o vencedor foi Claudiroger Rombaldi, de Jaraguá do Sul. Ele faz parte do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento GERAR, que ajuda órgãos de segurança pública em casos de calamidade. Criado em 2009, o Gerar atua em missões de busca, resgate e avaliação de risco. “Também fazemos atividades sociais e educacionais, ministrando treinamentos de primeiros socorros, gerenciamento de emergências e identificação de perigos”, conta.

Adriana e Claudiroger foram escolhidos entre candidatos de todo o estado. A banca avaliadora levou em conta, entre outros critérios, o impacto social do trabalho exercido e a contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A cerimônia de premiação, para convidados, será nesta quinta-feira (7), às 14h, no Hotel Mercure. O evento será transmitido pelo canal da FIESC no YouTube e terá palestras sobre voluntariado com o diretor da Júnior Achievement, Evandro Carlos Badin, e com o escritor e palestrante Alvaro Fenando.

O Prêmio Voluntário que inspira foi organizado pelo programa Eu Voluntário, da FIESC, que durante todo o ano conecta pessoas dispostas a ajudar e pessoas que precisam de ajuda. O Instituto Pe. Vilson Groh (IVG), organização sem fins lucrativos de Florianópolis, e o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM), foram parceiros da iniciativa.

Esta é a primeira edição do prêmio. Em 2022, para estimular o voluntariado, a FIESC reconheceu 600 catarinenses que em 2021 atuaram como voluntários em projetos sociais de todo o Estado, e entregou o selo “Empresa Amiga” a 61 apoiadoras do programa Eu Voluntário.