FIESC distribui brinquedos a crianças atingidas pelas chuvas em Rio do Sul e Taió

Papai Noel chegou de helicóptero a bairros onde abrigos precisaram ser montados para socorrer famílias afetadas pelas enchentes

Florianópolis, 18.12.2023 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) distribuiu no sábado (16) 2 mil brinquedos para crianças atingidas pelas chuvas em Rio do Sul e Taió, no Alto Vale. O Papai Noel chegou de helicóptero a três pontos de distribuição de presentes.

O primeiro foi no Bairro Navegantes, em Rio do Sul, onde durante as chuvas foi montado um dos maiores abrigos da cidade. Cerca de 600 meninos e meninas receberam bolas e bonecas. “É um dia feliz para gurizada e para nós. O pessoal daqui sofreu muito com a chuva, e está precisando de uma coisa assim, alegre”, disse, ao lado de um dos seis netos, uma ex-diarista de 60 anos de idade atingida por três das sete enchentes registradas no município em 50 dias.

O segundo foi no Bairro Barragem, também em Rio do Sul, onde ainda é possível ver casas e comércios afetados pela água. Há muitos imóveis à venda. Outros estão abandonados. No local, cerca de 400 crianças foram presenteadas. “Que legal. Eu nunca tinha visto um [helicóptero] de perto”, disse um menino que, além de receber presentes e tirar fotos com o Papai Noel, entrou na aeronave usada pelo Bom Velhinho.

O terceiro ponto de distribuição de presentes foi na rodoviária de Taió, cidade em que, segundo estimativa da prefeitura, 34% das casas e comércios foram atingidos pelas chuvas. Em torno de 800 crianças foram ao local para participar da festa. “Que Deus abençoe o Natal de vocês também”, disse, a um voluntário da ação, uma mãe de três crianças.

O vice-presidente regional da FIESC, André Odebrecht, disse que, diante do momento difícil vivido na região, a entidade resolveu animar o Natal das crianças e proporcionar alegria às famílias delas. “Pretendemos valorizar a felicidade e o encantamento do Natal. Queremos que, pelo menos no Natal, estas crianças tenham algo diferente”, salientou.

A distribuição de presentes em Rio do Sul e Taió encerra a campanha da FIESC de ajuda às famílias atingidas pelas chuvas no Estado. Entre outubro e novembro, foram arrecadadas e distribuídas mais de 7 toneladas de alimentos, 2,7 mil litros de água, 4,6 mil peças de roupas, 2,1 mil roupas de cama, 7,4 mil itens de limpeza e higiene pessoal e 1,1 mil produtos como colchões e móveis.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC