Florianópolis, 29.11.2024 - A FIESC recebeu uma comitiva de Porto, Portugal, e debateu a ampliação do comércio e da cooperação com Santa Catarina. No encontro, realizado na tarde desta sexta-feira, dia 29, em Florianópolis, o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar, disse que SC é um estado de oportunidades.
Ele destacou que o estado é responsável por 4,6% do PIB do Brasil. “Temos a menor taxa de desemprego (2,8%) e a menor taxa de informalidade do país (26,8%). Além disso, somos um estado com vocação industrial e temos que incrementar as relações comerciais com Portugal. Queremos abrir portas para ampliar a nossa cooperação”, disse Aguiar.
O prefeito de Porto, Rui Moreira, destacou que a região tem tradição empreendedora e muitas empresas são de origem familiar. “Temos um potencial enorme para crescer em conjunto. Temos uma indústria bastante forte, mas, ao contrário do Brasil, não temos um grande mercado, mas vendemos muito para a Europa”, explicou.
Comércio: de janeiro a outubro, SC exportou US$ 58,5 milhões para Portugal. Entre os produtos embarcados, destacam-se: madeira, partes para máquinas e motores e motores elétricos. No mesmo período, Santa Catarina importou de Portugal US$ 271,4 milhões - entre os produtos comprados estão azeite, vinho, máquinas elétricas e peixes.
Presidente da entidade, Mario Aguiar, recebeu comitiva de Porto, na tarde desta sexta-feira, dia 29