FIESC discute ações para ampliar exportações da indústria catarinense

Lideranças do MDIC, da Apex-Brasil, do governo do Estado e de universidades reuniram-se na FIESC nesta quarta (18) para tratar do Plano Nacional da Cultura Exportadora e do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)

Florianópolis, 18.4.2018 – Lideranças do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), da Apex-Brasil, do governo do Estado, de universidades e instituições ligadas ao comércio exterior reuniram-se na FIESC nesta quarta-feira (18) para tratar do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) e do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, lembrou os participantes que o objetivo principal do programa é ampliar a cultura de exportação das empresas. “Na FIESC, como coordenadores do plano, inserimos o tema como prioridade em todas as atividades que desenvolvemos aqui. Junto com a rede CIN da Confederação Nacional da Indústria, entendemos que o PNCE e o PEIEX são ferramentas necessárias para contribuir com a internacionalização das empresas”, ressaltou Bustamante. “Nosso foco tem sido atrair micro e pequenas para melhorar sua competitividade em todos os aspectos”, acrescentou.

Victor Maselli Neto, que coordena o Programa de Apoio à Exportação no MDIC, apresentou a nova dinâmica do programa. Remodelado em 2015, com a criação de comitês estaduais, o PNCE passou a ser acessado pelas entidades que fomentam o comércio exterior nos Estados. “Unimos mais as instituições. É um ganho juntar 18 instituições em âmbito nacional com o mesmo propósito”, avaliou.

O analista da Apex-Brasil, Ulisses Medeiros Júnior, falou sobre as propostas de ações da instituição para os núcleos do Programa de Qualificação para Exportação. Ele também revelou planos de implantar um núcleo do PEIEX em Criciúma e expandir a atuação do grupo de Chapecó para atender a região Serrana.

O que é o PNCE e o PEIEX - O Plano Nacional da Cultura Exportadora-PNCE integra a Política de Comércio Exterior do Governo Federal, a qual visa ampliar e diversificar as exportações brasileiras. A iniciativa busca difundir a cultura exportadora e contribuir para ampliar o número de exportadores brasileiros, por meio de uma rede de apoio a empresas formada por diversas instituições – públicas e privadas – que atuam no fomento às exportações brasileiras.

O Plano conta com a participação de entidades nacionais, todos os governos estaduais e distrital, além de diversas instituições regionais. A coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC, e em Santa Catarina tem apoio da FIESC.

Já o Programa de Qualificação para Exportação, gerido pela Apex-Brasil, oferece às empresas um diagnóstico gratuito com o objetivo de, posteriormente, no desenvolvimento do trabalho, apresentar soluções que aumentem o seu desempenho competitivo. As ações do PEIEX desenvolvem-se em localidades onde haja concentração empresarial e vão desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem apenas do próprio empresário e dos seus recursos disponíveis, até ações relativas à informação e ao acesso a mercados.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244