Florianópolis, 07.01.25 - O empresário Guido José Búrigo, de Criciúma, faleceu nesta terça-feira, 7, aos 74 anos. Líder do setor metalúrgico da região Sul catarinense, deixa a esposa Rosângela, e os filhos Joanna e Guido.
Um apaixonado por futebol, também foi presidente do Criciúma Esporte Clube e membro do conselho do time catarinense.
Sua atuação como líder empresarial e incentivador do associativismo é seu principal legado, na visão do presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Mario Cezar de Aguiar. “Búrigo era incansável na defesa do associativismo, acreditava no poder da união para realizar grandes feitos. Sua gestão à frente da ACIC foi um divisor de águas na região. Enquanto vice-presidente da FIESC para a região Sul contribuiu muito para uma aproximação ainda maior da entidade com os sindicatos, cumprindo um papel relevante como intermediador das demandas regionais”, destacou.
Búrigo participou da diretoria da FIESC de 1999 a 2002 como vice-presidente para assuntos especiais, e de 2002 a 2011 como vice-presidente para a região Sul. Por mais de um mandato foi presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Extremo Sul Catarinense (Sindimetal), entidade fundada por seu pai, Mário Búrigo.
A cerimônia de despedida está marcada para às 16h, na Capela Quartzo, do Crematório Millenium, em Içara.