Florianópolis, 2.12.2019 - Os investimentos na infraestrutura de transportes de Santa Catarina foram tema de reunião entre o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, a vice-governadora, Daniela Reinehr, e o secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, nesta segunda-feira (2), em Florianópolis. Aguiar defendeu a realização de um estudo de viabilidade para construir um sistema intermodal de transporte, que avalie todos os modais, especialmente a movimentação de cargas, levando em conta a origem e o destino. Ele também ressaltou que é importante o estado ter um banco de projetos que mostre quais as demandas catarinenses em infraestrutura que têm potencial para receber investimento privado.
"Somos a sexta economia do país e o sétimo maior arrecadador de impostos, mas temos a quarta pior relação entre arrecadação e investimentos. É uma questão de justiça e inteligência investir aqui. O investimento aqui tem retorno. A cultura empreendedora é muito forte no estado, mas nossa indústria precisa de infraestrutura", afirmou ele, ressaltando que a logística é um diferencial para o setor produtivo. “Se não tivermos esse fator favorável a Santa Catarina, o estado perde competitividade”, completou Aguiar.
A vice-governadora disse que é o momento de unir esforços. “Tenho me empenhado pessoalmente nas áreas de infraestrutura e agricultura. Se Santa Catarina tiver infraestrutura, a gente voa. Por isso estamos focados nisso”, disse.
No encontro, o secretário destacou ações em andamento e ressaltou que Santa Catarina não está contemplada no Plano Nacional de Logística e Transportes.
Tema foi debatido em reunião na sede da entidade pelo presidente Mario de Aguiar, com a participação da vice-governadora, Daniela Reinehr, e do secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, nesta segunda-feira (2), em Florianópolis