FIESC defende eficiência e inovação para superar a crise

Em painel promovido pela RBS, diretor da entidade também destacou a importância de medidas emergenciais para dar fôlego às empresas no atual cenário de contração

Florianópolis, 08.07.2016 – “É o momento das empresas voltarem para dentro das suas casas, procurarem eficiência, investir em inovação e tecnologia, qualificar seus trabalhadores, rever modelos de negócios e fortalecer a rede”, destacou o diretor de Desenvolvimento Institucional e Industrial da FIESC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, durante painel promovido pela RBS que marcou o lançamento da segunda fase do projeto SC Que Dá Certo, da própria emissora. Juntamente com o presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier e com o diretor-executivo da Fecoagro, Ivan Ramos, Fonseca participou de debate sobre o tema "A inspiração no presente constrói o futuro".

“Apesar do cenário adverso, historicamente a economia catarinense sempre teve um desempenho acima da média nacional. Recentemente, houve um aumento da confiança do empresariado brasileiro e catarinense, o que demonstra a retomada de uma esperança”, disse Fonseca. “Santa Catarina é o Estado com maior diversificação industrial do País, o que representa um fator positivo para nossa economia. Isso não quer dizer que não temos problemas e que somos uma exceção à realidade nacional, mas o fato é que essa diversificação tem ajudado o Estado”, esclareceu.

Fonseca lembrou ainda de propostas defendidas pelos industriais para dar fôlego ao setor produtivo. Uma delas é o uso dos chamados depósitos compulsórios, parcela dos recursos captados pelos bancos junto a seus clientes e que são recolhidos obrigatoriamente ao Banco Central, para financiamento de capital de giro para as empresas. Outra é a adequação do programa de refinanciamento de débitos fiscais (Refis) à retração da atividade e, consequentemente, do faturamento das companhias, permitindo que as inadimplentes voltem a recolher os tributos.

O projeto SC Que Dá Certo, da RBS, surgiu em 2015 e é um movimento que objetiva inspirar o ambiente econômico e despertar o otimismo entre os catarinenses para enfrentarem o atual cenário.  Até o final do mês de setembro, serão realizados seis painéis regionais com a participação de lideranças e empresários para discutir ideias e cases de sucesso. O próximo painel será realizado dia 20 de julho, às 18h15min, na FIESC, com as empresas Nexxera, Imaginarium e Dona Fulana. A participação será gratuita, com inscrição no site SC Que Dá Certo, no G1. O projeto é patrocinado pela FIESC, Crea-SC, Sicoob e Fecoagro.

Assessoria de Imprensa – FIESC

48 3231-4671 / 8421-4224